Reserva Indígena da Jaqueira em Porto Seguro: veja as dicas!
A Reserva da Jaqueira fica a aproximadamente 30 minutos da Passarela do Álcool, ponto central de Porto Seguro. Conhecer a comunidade Pataxó é uma imersão na história e nos costumes indígenas. A visita pode ser feita com agência ou por conta própria. Quem vai sem agência, paga R$45,00 por pessoa (preço de 2019) na entrada. O valor ajuda na manutenção da aldeia e é um preço justo por toda programação oferecida.
Programação
Palestra – Um dos representantes da aldeia conta um pouco sobre a cultura dos Pataxós e as dificuldades vividas pelos indígenas.
Canto – O cântico indígena (patxohã) é feito numa roda, onde posteriormente todos são convidados a entrar.
Jogos – Um momento descontraído em que os índios escolhem alguns participantes para aprenderem jogos indígenas. A brincadeira sempre acaba em gargalhada!
Escola – Onde o patxohã é ensinado para as crianças pataxós como forma de manter a cultura viva nas próximas gerações.
Trilha – Uma caminhada na mata com explicação sobre as espécies de árvores e animais. Além disso, são feitas demonstrações de armadilhas para caça.
Museu – Dentro da reserva tem um museu que conta através de pinturas, gravuras e esculturas um pouco da cultura e história da comunidade.
Estufa – Onde é feito o cultivo de mudas de Pau-Brasil e outras árvores importantes.
Sabores indígenas – Todos são convidados a provar do aipim feito no fogão à lenha, banana, melancia e chás medicinais.
kijeme do pajé – traduzindo, kijeme = casa. Em frente são vendidas ervas medicinais e medicamentos feitos pelo pajé.
Pintura – Os visitante são convidados a vivenciar os rituais da pintura. Os formatos dos traços caracterizam se o visitante é casado ou solteiro.
Alimentação – Para finalizar, é servido um saboroso peixe assado em folha de patioba que vem acompanhado de farinha.
Artesanato – A compra é opcional! Mas tenho certeza que você vai querer levar um pouquinho da magia desse lugar!
Como chegar?
Fica a cerca de 12 km do centro de Porto Seguro. Não tem ônibus que vá até a entrada da Reserva Indígena da Jaqueira. O ônibus que parte da Passarela do Álcool deixa na beira da estrada, mas ainda tem que andar bastante até chegar. Por isso, a melhor opção é contratar esse passeio com alguma agência ou ir por conta própria com o auxílio de um táxi, uber ou carro compartilhado.
Caso você escolha uma dessas últimas opções, lembre-se de pegar o contato do motorista para o retorno. Pois a Reserva Indígena da Jaqueira fica em uma área onde não passa condução e o sinal de internet é precário, então, é necessário programar a volta.
Funcionamento
A Reserva Indígena da Jaqueira está aberta para o público de segunda a sexta das 08h às 15h e sábado às 09h às 13h. Portanto, o ideal é ir na parte da manhã para fazer o passeio com calma.
Veja 14 passeios incríveis para fazer em Porto Seguro e região!