Como viajar de graça com a ID Jovem

Você tem de 15 a 29 anos e é de baixa renda? Se sim, você tem os requisitos para viajar de graça pelo Brasil com ID Jovem. O benefício é destinado a jovens com renda familiar que não ultrapasse 2 salários mínimos. É possível fazer viagens interestaduais em ônibus coletivos e participar de eventos culturais gratuitamente. Nesse texto, você vai aprender como fazer o documento e como usar com passagens.

Além de transporte rodoviário, o Governo Federal concede gratuidade para transporte ferroviário e aquaviário. Cada linha regular é obrigada a oferecer duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de 50% em cada veículo. Embora a passagem seja gratuita, o benefício não inclui tarifas de pedágio, de utilização dos terminais e despesas com alimentação.

De acordo com o Decreto 8.537/2015, os portadores da ID Jovem também têm direito à meia entrada em cinemas, teatros, museus, shows e eventos esportivos para os jovens de baixa renda. Veja todos seus benefícios

Como fazer a ID Jovem?

1) Perfil

 É obrigatório ter entre 15 a 29 anos (não precisa estar estudando) e renda familiar mensal até dois salários mínimos.

2) Cadastro Único

Você precisa estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), um programa que reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza. Caso não seja cadastrado, tem que procurar um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) no seu município e solicitar o cadastramento. 

É necessário comparecer  presencialmente no CRAS levando alguns documentos. Como por exemplo, carteira de identidade, comprovante de endereço etc. Veja a lista completa no site da Caixa.

Se seu Cadastro Único já foi feito, confirme se ele teve atualização recente. É necessário que ele tenha sido atualizado há pelo menos 24 meses

3) ID Jovem

Depois de se inscrever no Cadastro Único, você já pode fazer sua ID Jovem pelo site ou   aplicativo. Basta preencher com seu número do NIS (Número de Identificação Social), seu nome, nome da mãe e sua data de nascimento.

id-jovem-como-fazer

Como usar em viagens?

O beneficiário deve:

  • Chegar com no mínimo três horas de antecedência ao horário de partida 
  • Apresentar o cartão da ID Jovem (impresso ou na tela do celular) e documento original com foto
  • Solicitar “Bilhete de Viagem do Jovem” para a viagem interestadual (só é válido para trechos entre estados).

OBS: As empresas são obrigadas a conceder o benefício na compra de passagens no guichê presencial, mas pela internet não é exigido.

OBS: A viagem é em ônibus convencionais. Assentos de leito e semi-leito não são contemplados pelo decreto.

ID Jovem recusado

Como já foi dito, existem duas passagens gratuitas e duas com 50% de desconto em cada veículo. Caso as vagas já tenham sido preenchidas, você pode esperar o próximo horário que tenha disponibilidade. Dica: Se você estiver planejando a viagem para um período concorrido (ex: feriados), tente comprar a passagem com mais antecedência.

Entretanto, se a empresa se negar a oferecer o benefício desonestamente, o jovem deve denunciar na ouvidoria da ANTT ou pelo Disque 166.É necessário solicitar uma justificativa formal da empresa, que deve constar a data, hora, local e motivo do impedimento da viagem. 

OBS: Caso você retire a passagem, mas não possa comparecer por algum motivo você não perderá o benefício. Cancele o quanto antes para que outro jovem possa pegar seu lugar.

OBS: O cartão virtual id jovem tem validade de 180 dias após a sua emissão. Depois de vencer, é necessário emitir novo cartão para continuar usufruindo dos benefícios.