Búzios RJ: melhores praias, onde se hospedar e muitas dicas

A cidade de Armação dos Búzios, ou somente Búzios como é normalmente chamada, faz parte da Região dos Lagos, uma área de lindas praias no Rio de Janeiro. Nesse artigo, você vai descobrir o que fazer, qual a melhor época para viajar, dicas de roteiro, como chegar e muito mais!

O balneário recebeu esse nome por causa da grande quantidade de conchas existentes na região. Antigamente era uma pacata vila de pescadores, mas hoje é um destino muito procurado por brasileiros e estrangeiros, principalmente argentinos. Durante o dia é possível curtir o mar azul e à noite apreciar um jantar romântico ou uma balada. 

Guia de viagem – faça uma busca rápida:

1) O que fazer?

2) Onde se hospedar?

3) Como chegar?

4) Como se locomover?

5) Quando ir?

6) Quantos dias ficar?

7) Roteiros

8) Onde comer?

9) Dinheiro ou cartão?

10) É Seguro?

11) Qual a temperatura da água?

12) O que levar na mala?

13) Quanto custa?


1) O que fazer em Búzios? 

Praias do lado direito 

Deste lado ficam as praias com águas mornas e os lugares ideais para ver um bonito pôr do sol. Deixarei um (*) ao lado de todas que consideramos imperdíveis.

Praia Rasa 

Praia calma com pouca profundidade e águas mornas. Tem pouquíssima estrutura de barracas. No final da praia, tem o Mirante Ponta do Pai Vitório, um lugar com visual lindíssimo de Búzios.

Praia Baía Formosa

É a continuação da Praia Rasa, seguindo as mesmas características. É muito procurada por praticantes de windsurf e kitesurf.

Praia de Manguinhos 

Tem a colônia de pescadores e o Porto da Barra (*), que é um polo gastronômico com bares, restaurantes e lojas construído no meio do mangue e da praia. Um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol!

porto-da-barra-buzios-manguinhos

Praia do Canto

Existem duas praias do Canto (wtf?!), mas essa é a menos conhecida. Ela fica entre a Ponta da Sapata e a Praia da Tartaruga e o acesso é por trilha.

Praia da Tartaruga

Praia com águas calmas e mornas, piscinas naturais, bancos de corais e estrutura de quiosques. Tem passeio de caiaque, aluguel de snorkel e banana boat. (*)

praia-tartaruga-buzios

Praia das Virgens 

Praia deserta, acessível somente na maré baixa. O acesso é pelo lado esquerdo da Praia dos Amores ou pelo Costão da Praia da Tartaruga.

Praia dos Amores 

Praia bem pequena, de águas calmas e sem estrutura de quiosques. O acesso é pelo costão esquerdo da Praia do Canto.

Praia do Canto

Fica no centro de Búzios, por isso tem bastante construção por toda orla. Pelo lado esquerdo tem acesso a Praia dos Amores e Praia das Virgens (aconselhável ir somente em maré baixa) e do lado direito está o Pier de onde saem os passeios de barco.

praia-do-canto

Praia da Armação

É onde fica a Orla Bardot, um calçadão com bancos, casarões coloniais, calçamento de paralelepípido e estátuas. A mais famosa é a escultura de bronze em tamanho natural da Brigitte Bardot, uma atriz francesa que frequentou Búzios e divulgou a cidade para o mundo. Próximo tem uma homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek e mais adiante é possível avistar ‘Os Três Pescadores’, escultura premiada internacionalmente. E, próximo ao Píer dos Pescadores, tem a Rua do Artesão onde são vendidas cangas, bolsas e lembranças de Búzios. A orla é um ótimo lugar para curtir um pôr do sol à beira mar! (*)

brigitte-bardot-buzios

Estátua de Brigitte Bardot

Praia dos Ossos 

Praia com muitos barquinhos de pesca e lanchas. Por causa do grande fluxo de embarcações, o mar não é tão bom para banho. Mas mesmo assim muitos turistas entram na água e continuam vivos (risos). Entre a Praia da Armação e Praia dos Ossos fica a Igreja e o Mirante de Sant’Ana.

igreja-santana-buzios

Igreja de Sant’Ana.

Praia Azeda 

É uma área de proteção ambiental que junto com a Praia da Azedinha formam uma grande piscina natural. Essa é uma praia de águas calmas e transparentes. Fica a aproximadamente 200 metros da Praia dos Ossos com acesso geral por uma escadaria de madeira, mas também é possível chegar por meio de um aquatáxi. No local, há barcos que vendem bebidas e alugam cadeiras e guarda-sóis. (*)

praia-azeda-buzios

Praia Azedinha 

Caminhando em direção ao lado direito da Azeda, chega-se à uma pequena praia, a Azedinha. A faixa de areia é bem pequena, então, em alta temporada, podem ter vários turistas disputando o mesmo m².  Mas vale a visita! Leve snorkel para mergulhar e apreciar a vida marinha. (*)

praia-azedinha-buzios

No centro da foto, está a Praia da Azeda. A Azedinha é aquele pedacinho apontado pela seta.

Praia de João Fernandes 

Fica na ponta da península e conta com bastante infraestrutura. Barracas vendendo comida e alugando caiaque, standup e snorkel. É um ótimo lugar para apreciar a vida marinha devido os recifes de corais. (*)

joao-fernandes-buzios-praia

Praia de João Fernandinho 

Fica do lado direito da praia de João Fernandes, o que separa essas duas praias é um pequeno morro. O acesso pode ser feito pelas pedras ou por uma pequena trilha. No caminho entre João Fernandes e João Fernandinho tem alguns mirantes, como Mirante de João Fernandes e Mirante das Ilhas. (*)

mirante-joao-fernandes

Mirante de João Fernandes

Praias do lado esquerdo

Desse lado as águas são mais frias por conta da corrente marítima provinda do sul e do efeito da ressurgência. Em dias de sol são ótimas opções!

Praia Brava 

Recebe esse nome devido às suas ondas e por isso também costuma ser o point dos turistas. À esquerda, tem infraestrutura de restaurantes e quiosques. Do lado direito, passando pelas pedras, tem uma trilha para a Olho de Boi. Não se esqueça de passar no Mirante da Brava, um dos pontos mais altos da península. (*)

mirante-brava

Praia Olho de Boi  

Seguindo por uma trilha de 20 minutos que começa no canto direito da praia Brava, chega-se a praia de nudismo de Búzios. O caminho é bem demarcado, porém é íngreme. A praia é pequena, mas a água é transparente e areia fininha e branca. Na entrada, tem uma placa sugerindo que o visitante tire a roupa.

praia-olho-de-boi

Praia do Forno

Ótima para mergulho, devido suas águas claras e muita vida marinha. É uma praia pequena de águas geladas, mas que se aquecem conforme chegam as correntes quentes, daí seu nome… Não se esqueça de passar no Mirante do Forno, que fica entre a Praia Brava e Praia do Forno. (*)

mirante-forno

Praia da Foca

É uma praia pequena cercada por rochas. O acesso é por uma trilha de aproximadamente de 200 metros. É uma praia isolada (principalmente em baixa temporada), por isso é ideal ir acompanhado. (*)

praia-da-foca

Ponta da Lagoinha 

É chamada por estudiosos de Himalaia Brasileiro pela sua formação geológica. Apesar de ser um local lindo, não é permitido nadar e não é aconselhável ficar nas beiradas das pedras pelas ondas serem enormes em maré alta. Já em maré baixa, é possível aproveitar as “piscinas” cristalinas que são formadas nas pedras.  Para chegar é necessário fazer uma trilha de aproximadamente 300m.

ponta-da-lagoinha-buzios

Praia da Ferradura

É uma das praias mais clássicas do balneário. É cercada por costões rochosos que estão em uma posição que se assemelham a forma de uma ferradura. Tem bastante infraestrutura no local: restaurantes, barracas e pessoas alugando cadeiras, guarda sóis, pedalinho, stand-up paddle e snorkel. Do lado direito, após as pedras, tem uma pequena e calma prainha. (*)

praia-ferradura-buzios

Praia da Ferradurinha 

A partir do canto esquerdo da praia de Geribá, caminha-se somente cinco minutos para chegar em um paraíso de águas calmas e claras. Nessa praia, alugamos um caiaque (R$30,00 por 1h) e vimos muitas tartarugas. Embora, seja pequena, tem bastante infraestrutura. (*)

praia-da-ferradurinha-buzios

Conseguiu ver a cabecinha da tartaruga?

Praia dos Amores

Da Praia da Ferradurinha, é possível avistar uma praia pequenininha do lado oposto. Tem uma pequena faixa de areia e seu acesso é pela lateral da Ferradurinha por cima das pedras. 

Praia de Geribá 

É uma praia extensa, com grande faixa de areia e com ondas. Por isso é muito procurada por surfistas. Tem estrutura com restaurantes, quiosques e barracas. Do lado direito, em frente ao Fishbone Café, há uma aglomeração maior de pessoas pois toca música para animar a galera. (*)

geriba-buzios

Praia de Tucuns  

Essa é outra praia extensa, são cerca de 2,5 km. Fica pouco movimentada, mas, devido suas ondas, atrai bastantes surfistas. É o ponto de aterrissagem do voo de asa delta e parapente. Tem pouca infraestrutura, somente alguns quiosques no canto direito.

Praia de José Gonçalves  

Está dentro da área de preservação ambiental, a Reserva Ecológica das Emerências. Do lado direito, quando a maré está baixa, formam-se algumas piscinas naturais. Nessa praia está a barraca do Ranieri, um artista plástico mineiro. 

Praia das Caravelas 

Fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil e é cercada por paredões rochosos dos dois lados. A Praia de Caravelas ganhou este nome porque ali, o navegador Américo Vespúcio teria aportado, em 1503. Em Caravelas, tem passeios de cavalgada.

Além das praias

Rua das pedras

A rua mais animada de Búzios, com muitas lojas, restaurantes, baladas e uma multidão de turistas. Embora a Rua das Pedras seja apenas uma rua, existem várias vias transversais que complementam o centro da cidade. Todo calçamento é feito com pedras desuniformes, por isso apelidei de rua das “quedas”. Se não tomar cuidado, tropeça mesmo (risos).

Durante o dia muitos estabelecimentos ficam fechados porque o grande fluxo de visitantes é à noite. Enquanto há sol os turistas curtem praias. À noite, vão para a Rua da Pedras para jantar ou fazer comprinhas. Vale lembrar que não transita automóveis à noite, pois vira um grande calçadão para os pedestres. 

rua-das-pedras

Rua das Pedras durante o dia

À noite

Além dos bares com música ao vivo na Rua das Pedras, você pode curtir as baladas no Privilège, Pacha, Silk Beach Club e muitas casas noturnas da cidade. Outra opção é aproveitar a noite no Porto da Barra (Manguinhos) ou  Fishbone Café (Geribá), dois pontos movimentados de Búzios.

rua-das-pedras-noite

Rua das Pedras durante a noite

Escuna ou catamarã

Em ambos os passeios você vai conhecer Praias do Canto, Praia da Armação,  Praia dos Ossos, Praia Azeda, Praia da Azedinha, Praia de João Fernandes, Praia de João Fernandinho (parada 1), Ilha Branca, Ilha Feia (parada 2), Praia da Tartaruga, Praia da Tartaruguinha (parada 3), Praia das Virgens, Praia dos Amores. Ao total, são 11 praias e 2 ilhas com 3 paradas para mergulhar. A duração é entre 2h30 e 3h. A máscara de snorkel e a água à bordo já estão inclusas.

escuna-buzios

A diferença do catamarã para escuna é o tipo de embarcação e o número de passageiros. O catamarã é uma embarcação mais luxuosa, com janelas de vidro no fundo da embarcação que permitem ver a vida marinha. A capacidade é para 38 pessoas contra uma capacidade de 120 pessoas da escuna, o que propicia um atendimento mais personalizado. Além disso, é mais estável do que a escuna, por isso é recomendado para pessoas que são mais sensíveis a enjoar no mar. 

Nós fechamos nosso tour de catamarã com a TourShop por R$140,00 (preço de alta temporada). A empresa também faz passeio de escuna, que custa de R$30 a R$60,00 dependendo da época. O atendimento foi ótimo, o marinheiro muito gentil e o tour muito bonito. Todos os passeios começam no Píer do Centro, que fica após a Rua das Pedras.

pier-buzios

Trolley

É um passeio super indicado para quem está sem carro e deseja ter uma visão geral da região. Ele passa pela Praia do Canto, Praia da Armação, Praia dos Ossos, Praia de João Fernandes, Praia de João Fernandinho, Ponta do Criminoso, Praia Brava, Praia do Forno, Praia da Foca, Ponta da Lagoinha, Praia da Ferradura, Mirante de João Fernandes e Mirante da Brava. O passeio dura 2h e tem uma uma parada de 20 minutos na Praia do Forno. O preço varia de 30 a 60 reais dependendo se é baixa ou alta temporada. 

trolley-buzios

Radical Parque

São 12.000m² com atrações voltadas para todos os públicos, desde crianças pequenas até adultos. A estrutura é praticamente toda ao ar livre, então, evite ir em dias chuvosos. O parque só abre à noite e fica a aproximadamente 800m da Rua das Pedras. 

Entre as 15 atividades oferecidas, as mais famosas são o Kart, bungee trampolim, boliche, escalada, paintball, tirolesa e trampolim. Você pode comprar cada atividade separadamente se pretende fazer uma única vez só uma das atrações. Mas a opção mais vantajosa é o passaporte, que você pode usar ilimitadamente durante o dia da visita – fazer todas atrações (exceto tiro ao alvo e games) quantas vezes quiser!

radical-parque

preços

Aventura

O mergulho com cilindro é uma opção bem legal. Dizem que a Ilha da Âncora é um lugar com vida marinha abundante. O batismo custa cerca de R$200,00. Outro programa diferente é o Voo duplo de asa delta e parapente (R$400,00). Além dessas opções, existe o passeio de helicóptero (a partir de R$250,00 por pessoa). 


2) Onde se hospedar em Búzios?

Quem quiser curtir as noites animadas de Búzios, recomendo se hospedar nas proximidades da Rua das Pedras. Pois, dessa forma, poderá ter acesso fácil para as praias na parte do dia e à noite já estará perto dos bares e baladas da cidade.

Para quem busca sossego ou tem planos de passar mais tempo numa praia específica, recomendo procurar hospedagem na região da praia escolhida. Por exemplo, Geribá, Ferradura, Tartaruga etc. Portanto, note que o ideal é você se hospedar onde vai passar a maior parte do tempo para evitar deslocamentos desnecessários.

Nossa experiência 

Nós ficamos na Pousada Sarata Village, que está situada entre a badalada Ruas das Pedras e a calma praia da Ferradura. A pousada conta com piscina, quartos confortáveis, café da manhã com tudo fresquinho, estacionamento e ainda tem café da tarde com bolo, torrada, café, cappuccino, chocolate quente e muito mais! Boa notícia: Todos meus seguidores têm 10% de desconto aplicando o cupom trippartiu na reserva pelo site

hotel-pousada-buzios

Dias incríveis na Pousada Sarata Village

Da Pousada Sarata Village até a Rua das Pedras dá para ir andando, são cerca de 1,5 km. Mas também é possível pegar um Uber (cerca de R$6,00)  ou táxi (R$20,00 – preço tabelado). Caso queira se hospedar em outra região da cidade, a Rede Sarata conta com várias pousadas em Búzios: Ferradura, Tartaruga, Armação, Ossos e João Fernandes. Todas têm desconto de  aplicando o cupom trippartiu!


3) Como chegar em Búzios?

Armação de Búzios está a 175 km do Rio de Janeiro, cerca de 2h30. Para se locomover da capital até Búzios você tem algumas opções: carro, ônibus, transfer, táxi, uber e avião.

Carro 

Atravesse a Ponte Rio-Niterói, pegue a BR-101 e depois continue na Via Lagos. Nesse trajeto, há cobrança de pedágio na Ponte Rio-Niterói e na Via Lagos. Mas, em compensação, a estrada é bem sinalizada.

Preços: O pedágio na Ponte Rio-Niterói custa R$5,30 e só paga a ida. Mas, na volta, paga-se R$6,00 para passar na Autopista Fluminense. O pedágio da Via Lagos tem preços especiais de acordo com o dia e a hora: de 12h de segunda-feira às 12h de sexta-feira custa R$12,40. Já de 12h de sexta-feira às 12h de segunda-feira e feriados custa R$20,60. Nesta via paga-se ida e volta. 

Para quem não quer pagar pedágio na Via Lagos, a solução é seguir pela RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), que liga São Gonçalo ao município de Macaé. Além de ser mais longo, é também uma estrada com problemas de conservação.

Em meses de férias ou feriados prolongados, é normal pegar engarrafamentos em ambos os caminhos. Se sua viagem estiver marcada para essa época, procure sair de casa o mais cedo possível. 

Se vier de avião de outra cidade, você pode alugar carro no Aeroporto Santos Dumont ou Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão). A nossa empresa parceira analisa o preço de várias locadoras e sempre oferece as menores tarifas para os clientes. Portanto, é possível encontrar diárias a partir de R$65,00. Vale conferir!  

Ônibus

Da Rodoviária Novo Rio partem ônibus em direção a Búzios 10 vezes ao dia. O trajeto é operado pela Viação 1001 (a partir de R$60,00). Do Aeroporto do Galeão também tem ônibus direto para Búzios 6 vezes ao dia  (a partir de R$ 50,00). Porém, quem chega pelo Aeroporto Santos Dumont é necessário se locomover até Rodoviária Novo Rio por meio ônibus, VLT, táxi ou uber.

OBS: Partindo de São Paulo são 2 horários por dia no período de alta temporada. A passagem custa a partir de R$169,00 com a Viação 1001.

onibus-buzios

Transfer

O transfer é uma das soluções mais cômodas e práticas. Basta combinar o seu horário de chegada e partida com a empresa escolhida que um motorista estará pronto para levar até seu destino no momento desejado. A TourOn tem transfer partindo do Aeroporto Santos Dumont e Galeão. Existe a possibilidade de comprar só um trecho ou aproveitar o preço especial de R$186,00 para ida e volta. Confira todos os detalhes no site oficial.

Táxi/Uber

Existem pontos de táxi em frente a rodoviária e aeroportos, os preços são em torno de R$500 a R$700,00. Já o Uber, em torno de R$380 – R$450,00. Vale lembrar que você consegue calcular antecipadamente o preço da corrida para o seu hotel  pelo aplicativo ou site.

táxi-buzios

Avião

Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

Normalmente, os preços mais baixos de passagem aérea são para os aeroportos do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão). Mas o aeroporto mais próximo é o de Cabo Frio, que fica a apenas 35 km de Búzios. De lá é possível seguir de:

  • Carro alugado – A partir de R$180,00. Veja os preços atualizados aqui.
  • Táxi – em média R$120,00
  • Uber – em média R$70,00
  • Ônibus da Viação Salineira sai da Rodoviária de Cabo Frio em direção à Búzios. A empresa tem diversas saídas durante o dia e noite. O trajeto leva 40 minutos de percurso e custa R$5,40. Entretanto, caso escolha esse meio transporte, terá que usar outro meio para ir do aeroporto à rodoviária.

De Cabo Frio e Arraial do Cabo para Búzios

Embora a capital do estado não fique tão perto, Cabo Frio e Arraial do Cabo ficam praticamente ao lado. São 28 km e 38km de distância respectivamente. A empresa que faz a ligação dessas cidades é a Salineira. Todas as passagens intermunicipais custam R$5,40 e é pago direto ao motorista mesmo.

Além disso, é possível pegar táxi, uber ou fazer os trajetos de carro. Outra opção é fazer um roteiro combinado com passeio de barco, como é oferecido pela Touron.


4) Como se locomover em Búzios?

De carro

Com certeza é a forma mais fácil. As placa estão por todos os lados indicando o caminho das praias, mas você também pode usar algum aplicativo como google maps para ajudar. O único “problema” é estacionar. No centro e na maior parte das praias, o Summer Parking em convênio com a Prefeitura de Búzios cobra R$3,50 por hora. Entretanto, sempre tem flanelinhas ilegais tentando cobrar o triplo.

A pé 

Quem estiver a pé é ideal se hospedar no centro, próximo a Rua das Pedras, ou no lugar que pretende passar a maior parte do tempo, como uma das praias (Ferradura, Geribá, João Fernandes etc). Conhecer todas as praias a pé é (quase) impossível, pois nem todas ficam próximas. 

Vans 

As vans da Cooper Búzios e Cooper Geribá funcionam 24h e percorrem a avenida principal, a Estrada José Bento Ribeiro Dantas. O transporte custa R$3,50 e não deixa na entrada das praias. Então, do ponto da van até a praia tem que caminhar:

  • 10 minutos até João Fernandes
  • 10 minutos até Geribá
  • 15 minutos até a Ferradura
  • 15 minutos até a Tartaruga
  • 25 minutos até a Ferradurinha

Alugar uma bicicleta

É uma opção econômica e saudável para se locomover. Mas lembre-se que a maior parte da cidade não tem pista exclusiva para ciclistas e tem que enfrentar algumas subidas no caminho. O aluguel de bike por 12h (8h às 20h) custa R$40,00. 

Táxi 

Os pontos de táxi na cidade são em frente ao McDonald’s (Rua das Pedras), Praça Santos Dumont, Rodoviária e Geribá (Próximo ao supermercado Princesa). Mas você também pode ligar e pedir pra buscar no seu hotel ou na praia. Em Búzios os preços dos táxis são tabelados:

  • Corridas pelo centro – R$ 20
  • Do centro às praias – entre R$ 20 e R$ 40
  • Motorista particular por 1h – R$ 120,00

táxi-buzios-rj-precos

Uber

Embora não tenha a quantidade de motoristas de uma cidade grande, é possível fazer corridas usando o aplicativo. Na área central, a disponibilidade é maior. Nós usamos em um dos dias da viagem e pagamos menos de R$6,00 da Rua das Pedras até nossa pousada. Enquanto o táxi cobraria R$20,00 para o mesmo trajeto. Portanto, vale tentar!

Buggy

É muito comum as pessoas alugarem buggy em Búzios para passar o dia. O valor por  24h é R$180,00. O combustível é por conta do cliente. Além disso, é necessário ter um cartão de crédito para o caução.  

Quem quiser fazer o passeio de buggy com guia/motorista, o valor é a partir de R$60,00 por pessoa. O itinerário passa por 8 praias e 3 mirantes e dura em torno de 2h30.

Táxi barco 

Do Píer do Centro saem táxis marítimos para diversas praias, como Ossos, Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Tartaruga e Manguinhos. Caso queira retornar com esse transporte, combine o horário da volta com o barqueiro.

taxi-maritmo


5) Qual a melhor época para visitar Búzios?

Búzios é uma cidade privilegiada, pois tem o clima quente praticamente o ano todo e chove pouco. Inclusive tem um dos menores índices pluviométricos do estado do Rio de Janeiro. Mas os períodos mais chuvosos são os meses de novembro, dezembro e janeiro.

quando-ir-buzios

Fonte: Clima Tempo

Nos verão, principalmente durante réveillon e carnaval, a cidade fica lotada de turistas, os preços aumentam bastante e é comum pegar engarrafamentos. Portanto, não é uma boa época para quem busca praias vazias ou deseja economizar. Além disso, durante os meses de verão, muitos cruzeiros aportam na cidade. 

Nos feriados prolongados, como a Semana Santa por exemplo, a cidade recebe muitos cariocas que aproveitam a folga no trabalho para curtir a Região dos Lagos. Então, se o seu objetivo for fugir das multidões, vá em baixa temporada. 

De abril a junho e agosto a novembro são épocas menos concorridas. O sol, embora não tão quente como no verão, aparece com bastante frequência. Em julho tem as férias escolares e o festival gastronômico que movimentam a cidade.

Dica: Sabia que, em novembro, acontece um festival de cinema na cidade? O Búzios Cine Festival reúne artistas e espectadores para assistir diversos filmes no Gran Cine Bardot e na Praça Santos Dumont.


6) Quantos dias ficar?

Em dois dias é possível conhecer somente as praias mais famosas de Búzios e fazer o passeio de escuna ou catamarã. Para quem deseja conhecer as mais de 20 praias de Búzios (ou pelo menos a maioria delas) recomendo ficar uma semana e fazer o roteiro sem pressa. 


7) Roteiros em Búzios

Roteiro de 2 dias

No primeiro dia, conheça a parte central de Búzios e algumas praias. Comece na Praia do Canto, continue na Rua das Pedras e, em seguida, faça o passeio de barco. Após o retorno do passeio, almoce na Rua das Pedras e conheça a Orla Bardot, Praia da Armação e Praia dos Ossos. Se der tempo vá até a Azeda e Azedinha. Todas essas praias estão em sequência. Dá para fazer o trajeto a pé, são aproximadamente 2,5 km da Rua das Pedras até a Azedinha. 

por-do-sol-buzios-azedinha

Pôr do sol na Azedinha

No segundo dia, conheça Ferradura, Geribá e Ferradurinha. Aproveite para almoçar próximo a Praia de Ferradurinha , onde os preços são ótimos. A Praia da Tartaruga pode ser uma boa opção para a parte da tarde. Em seguida, um pôr do sol no Porto da Barra em Manguinhos. Para terminar o dia, vá ao Radical Parque e à Rua das Pedras. 

Roteiro de 3 dias

Comece pela Praia da Foca e, em seguida, conheça a Praia do Forno, a Praia Brava e o Mirante do Forno que fica entre as praias. A trilha para Olho de Boi também é uma opção para esse dia, mas só vá se estiver consciente que terá de tirar suas roupas. Depois, siga até João Fernandes e João Fernandinho, passando pelos Mirantes da Brava, das Ilhas e de João Fernandes. Caso não tenha visitado no primeiro dia, esse é o momento de conhecer Azeda e Azedinha. 

Roteiro de 4 dias

Para um roteiro de 4 dias, você pode acrescentar um passeio de buggy, mergulho de cilindro ou voo de asa delta. Além disso, aproveitar para conhecer praias mais distantes, como a Rasa, onde tem o Mirante Ponta do Pai Vitório, ou a Ponta da Lagoinha. 

ponta-da-lagoinha

Roteiro de 5 dias ou mais

Aproveite para visitar as praias menos famosas ou para fazer o roteiro escrito acima com mais calma. As praias são muito bonitas e boa parte delas têm estrutura para o turista passar o dia inteiro, com caiaque, standup e barracas vendendo comida.


8) Onde comer em Búzios?

Na Rua das Pedras, concentram-se muitos restaurantes, mas, por ser uma zona super turística, é mais cara que a maior parte de Búzios. A média de gasto por pessoa é em torno de R$ 50,00 para almoço ou jantar, mas é possível gastar menos ou mais dependendo do restaurante.

Outro polo gastronômico é no Porto da Barra em Manguinhos. Os preços são na faixa da Rua das Pedras. Os restaurantes de frente para o mar costumam ser os mais caros. 

Restaurantes que fomos e gostamos do custo-benefício:

Empanaderia Real – Vamos toda vez que estamos em Búzios pois os “pastelzinhos” são super recheados! Fica na Rua das Pedras e é uma boa opção para quem está a procura de um lanche. As empanadas mais baratas custam R$6,50. Gosto muito do sabor carne e frango com catupiry!

empanaderia-real-buzios

Chez Michou – É uma casa de crepe super famosa na cidade. Os crepes são gostosos e a opção mais barata é R$20,00. 

chez-michou-buzios

Kittie Bistrô – Fica numa das transversais da Rua das Pedras e o prato para 1 pessoa custa a partir de R$19,90.

comida-buzios

Mas também tem opções mais caras…

Sandubom do Lucas – Fica perto da entrada da Praia da Ferradurinha e o prato para 1 pessoa custa a partir de R$17,00 (Perto tem vários restaurantes com o mesmo preço).

ferradurinha-buzios-comida

Restaurante Mar de Búzios – Fica na subida da Praia da Tartaruga e o prato para 1 pessoa custa a partir de R$15,90.

restaurante-tartaruga

Indicação dos nossos seguidores:

  • Biroska do Peixe – Fica na orla da Praia da Armação. Pelos comentários no TripAdvisor, parece ser realmente muito bom!
  • Maria Maria Café – Fica na Rua das Pedras. Uma seguidora disse para mim que tinha que comer a torta de banana com chocolate. Infelizmente, só vi a mensagem dias depois, maaaas fiquei morrendo de vontade rsrsrs
  • Buda Beach Búzios – Uma de nossas seguidoras nos disse que o ambiente é maravilhoso. 
  • Padaria e Restaurante Bella Búzios – Foi sugerido por ser um lugar barato e com comida gostosa.
  • Mata Hari Bar e Restaurante – Fica no final da Orla Bardot. Descrito como “Comida deliciosa. Vale muito a pena!”
  • Você tem alguma indicação de restaurante? Deixe nos comentários!


9) Dinheiro ou cartão?

A maior parte das agências de turismo e restaurantes aceitam que o pagamento seja feito no dinheiro, cartão de crédito e débito. Mas o sinal pode falhar em alguns momentos e a máquina de cartão não funcionar. Inclusive, vale lembrar que o sinal é fraco em vários lugares de Búzios. Os seus dados móveis do celular podem demorar para carregar e wi-fi nem sempre é bom. Mas, em compensação, você curtirá praias lindíssimas…pensa pelo lado positivo 😉


10) Búzios é seguro?

Já fomos 4 vezes em Búzios, algumas vezes com carro e outras vezes sem. Em todas nossas experiências, sempre foi muito tranquilo quanto à segurança. A parte mais movimentada é a Rua da Pedras, onde obrigatoriamente tem que andar a pé pois ela fica fechada à noite. Saindo para lugares mais desertos, recomendo pegar van, táxi ou uber. Nas praias é sempre bom manter seus pertences sob seus cuidados, mas de forma geral é um lugar bem calmo.


11) Qual a temperatura da água?

 De 16°C a 24C°, dependendo da maré, da praia e da época do ano.


12) O que levar na mala?

Repelente, protetor solar e roupa de banho são itens essenciais. Ah, e se não quiser alugar snorkel em cada parada, leve o seu e economize. Na rua das Pedras, você verá pessoas vestidas com trajes bem “tô de férias” e outras bem elegantes. Mas não recomendo andar de salto, pois, como já disse, o calçamento de pedras é bem desigual. 

snorkel-buzios

Leve snorkel para ver a vida marinha

Veja o checklist que nós fizemos para destinos praianos. Tem exatamente tudo que você precisa levar na mala. Desde as roupas até utensílios inesperados. Vem conferir!


13) Quanto custa viajar para Búzios?