O que fazer no Peru? Roteiro de Cusco em 7 dias

Vai viajar para o Peru? Veja o que fazer em Cusco e dicas sobre altitude, boleto turístico e roteiro. A cidade é cheia de pontos turísticos incríveis: sítios arqueológicos dos incas, igrejas do tempo colonial, pedra de 12 ângulos, Montanha Colorida, Laguna Humantay e muito mais! 

OBS: Cusco fica a 3400m acima do nível do mar e o corpo leva um tempo para se acostumar com essa mudança. A altitude pode fazer com que você sinta náuseas, dor de cabeça, tontura e dificuldade de respirar. Por isso muita gente recomenda descansar no dia de chegada em Cusco para aclimatar. 

Já fizemos um vídeo com 7 dicas infalíveis para não sofrer com o soroche, o mal de altitude. Nós seguimos todas essas dicas e nos sentimos confiantes de descansar na parte da manhã e à tarde já começar a passear. Afinal, estávamos nos sentindo bem. Entretanto, cada organismo reage de uma forma. Por isso é recomendável não marcar nada para o primeiro dia antecipadamente. Primeiro, chegar na cidade e ver como vai se sentir a 3.400 m de altitude.

DIA 1 – CITY TOUR 

Esse passeio nós fizemos com agência e já estava incluso transporte e a guia. O city tour parava em Qorikancha, Sacsayhuaman, Qenqo, Tambomachay e Puka Pukara.

Qorikancha

Começamos o nosso city tour em Qorikancha. Esse foi o templo mais importante durante o Império Inca, era santuário em homenagem ao Deus Sol. Porém na época da colonização teve boa parte de sua  estrutura destruída pelos espanhóis. Em cima, foi construído o Convento de Santo Domingo. Até que um terremoto, em 1950, pôs abaixo as camadas espanholas e o templo inca reapareceu. Hoje, Qorikancha e o Convento São Domingo coexistem em um único espaço. A entrada não está inclusa no boleto turístico e custa 15 soles.

Qorikancha-CONVENTO-DE-SANTO-DOMINGO

Sacsayhuaman

O sítio arqueológico está a 3.700 metros acima do nível do mar. São muralhas enormes organizadas em um grau de perfeição que impressiona os visitantes. A entrada está inclusa no boleto turístico de Cusco.

CUSCO-SITIO-ARQUEOLÓGICO-Sacsayhuaman

Dica: Essa e outras atrações estão inclusas no boleto turístico de Cusco. Nós compramos o boleto geral (também chamado de integral), pois é mais barato comprar este boleto (com 16 atrações) do que comprar 2 ou 3 boletos parciais. Ele custa 130 soles a inteira, mas estudantes pagam meia (mediante comprovação).

Ele vale por 10 dias consecutivos e você pode visitar cada 1 dos 16 pontos turísticos uma única vez. A maior parte dos pontos turísticos que estão no boleto não vendem o seu próprio ingresso separadamente. Então, para visitar algumas dessas atrações necessariamente você precisa ter o boleto. O escritório do COSITUC, localizado na Av. El Sol  n° 103, é o lugar oficial para comprá-lo. Mas muitas agências vendem também.

OBS: O guia e o transporte são contratados por fora. O boleto dá direito a apenas à entrada dos pontos turísticos.

Qenqo

A grande atração é a mesa do sacrifício, que fica dentro da pedra. Um lugar místico feito para o culto à Pacha Mama e ao Deus Puma. A entrada está inclusa no boleto turístico de Cusco.

 

Tambomachay

É um sítio arqueológico feito para cultuar a água, Para chegar é necessário enfrentar 10 minutos de subida a pé. A entrada está inclusa no boleto turístico de Cusco.

Na parte de baixo de Tambomachay, ficam algumas senhoras vestidas com trajes típicos esperando os turistas para tirar foto. É necessário dar uma gorjeta para ter essa recordação. Elas não estipulam valor, você pode dar quanto quiser.

TAMBOMACHAY-CUSCO-PERU

Puka Pukara 

Esse sítio arqueológico é formado por grandes muros e terraços. Ele foi construído com objetivos militares, para ser um ponto de defesa para os incas. A entrada está inclusa no boleto turístico de Cusco. 

Essa foi a nossa última parada do city tour, porém, quando chegamos, a atração já estava fechada. Então, é mais recomendável fazer esse passeio na parte da manhã para pegar todos pontos turísticos abertos. 

Vale ressaltar que o SEGURO VIAGEM é essencial para quem vai fazer uma viagem internacional.  

A Real Seguro Viagem dá 10% de desconto se você comprar por aqui. Já a Seguros Promo oferece 5% de desconto para compras feitas a partir daqui. É só clicar e ver qual dessas duas empresas oferecem o menor preço para você. São duas empresas confiáveis que estão há muitos anos no mercado. É interessante orçar com ambas, pois elas comparam preços da maior parte das empresas de seguro. Dessa forma, você sempre garante o menor valor!

DIA 2 – VALLE VIP

Nesse dia fizemos o “Valle vip” e conhecemos Chinchero, Moray, Salineras de Maras, Urubamba (parada para almoço), Ollantaytambo e Pisac. 

Chinchero 

É um pequeno povoado construído sobre ruínas antigas, que, de acordo com estudiosos, era de um dos palácios do Inca Tupac Yupanqui. Andamos pelas ruazinhas e fizemos uma parada em uma cooperativa de mulheres tecelãs que mostra de forma simples como utilizam plantas, raízes, folhas e insetos como corantes naturais. A entrada está inclusa no boleto turístico de Cusco.

Chinchero-PERU

Moray

São complexos circulares construídos pelos incas como um laboratórios agrícolas. Aqui eles plantavam: batatas, quinoa, abóbora, folha de coca e outras ervas medicinais. A entrada está inclusa no boleto turístico de Cusco.

MORAY-CUSCO-O-QUE-FAZER

Salineiras de Maras

Quando você chega em Maras, é surpreendido por mais de 3 mil poços de sal. A produção é natural, de uma fonte hipersalina subterrânea que se originou há 110 milhões de anos durante a formação da Cordilheira dos Andes. A entrada dessa atração não está inclusa no boleto turístico, custa 10 soles.

ALMOÇO-URUBAMBA-PASSEIO-

Urubamba

A parada de Urubamba foi somente para almoçar. O almoço era buffet self service e já estava incluso no valor do passeio. As bebidas eram pagas à parte. 

ALMOÇO-URUBAMBA-PASSEIO

A comida estava bem gostosa =)

Ollantaytambo

É um importante centro religioso, agrícola e militar do império inca. São enormes construções no topo das montanhas. A entrada está inclusa no boleto turístico de Cusco. Prepare as canelas pois são várias escadas até chegar ao topo, mas a visão lá de cima é linda!

Ollantaytambo-CUSCO-

Pisac

É um dos maiores complexos arqueológicos do Vale Sagrado. Tem várias construções, como túneis, terraços agrícolas, pontes, cemitério, aquedutos e templos. Nós visitamos apenas as ruínas, já o mercado de Pisac infelizmente ficou para uma próxima vez. A entrada está inclusa no boleto turístico de Cusco.

Pisac-PERU

DIA 3 – CUSCO X MACHU PICCHU

Nós pegamos um trem e partimos em direção a Machu Picchu. Mas fizemos um post específico para a cidade sagrada com muitas dicas para vocês. Nós dormimos em Aguas Caliente e voltamos no dia seguinte na parte da tarde.

TREM-MACHU-PICCHU-PERU-min

No trem =)

DIA 4 – MACHU PICCHU X CUSCO 

Quando chegamos em Cusco, descansamos e, à noite, fomos assistir um espetáculo no Centro Qosqo de Arte Nativo. São feitas apresentações incríveis com música, dança e roupas típicas peruanas. Além disso, o Centro conta com um museu de trajes típicos e instrumentos musicais. 

CENTRO-QOSQO-DE-ARTE-NATIVO-CUSCO-NOITE-min

Este é o museu

O show começa às 19h e dura aproximadamente uma hora. Chegue cedo pois os lugares são concorridos! O Centro Qosqo fica localizado na Av. El Sol, 872  – próximo ao Qorikancha. A atração está inclusa no boleto, mas você pode comprar a entradamente separadamente, que custa 30 soles (inteira).

DIA 5 – LAGUNA HUMANTAY

No quinto dia, a agência nos buscou bem cedinho no hotel, às 5h da manhã. A van passou por estradas precárias, cheias de abismo. A primeira parada é para tomar o café da manhã, que já está incluso no passeio. Depois, começamos a caminhada de cerca de 3,5 km até a lagoa (contando ida e volta são 7 km).

Para chegar você tem que enfrentar uma subida em terreno irregular e cheio de pedrinhas. Existe também a opção de subir a cavalo que custa cerca de 80 soles apenas a subida. Nós fomos a pé mesmo e gastamos cerca de 1h30/2h até chegar na Laguna Humantay, que fica a mais de 4600 metros de altitude.

LAGUNA-HUMANTAY-PERU-

Foi um dos cenários mais lindos que vi na vida: uma lagoa verdinha com uma montanha cheia de neve atrás. A cor da lagoa muda dependendo do ângulo que você esteja vendo. Para você tirar uma foto e pegar a Laguna Humantay bem verdinha você precisa subir na pedra. 

Para descer todo santo ajuda, né?! Em apenas 20 minutinhos já estávamos lá em baixo. Antes de voltar para Cusco, almoçamos num sistema buffet self service (almoço também estava incluso).

DIA 6 – CENTRO HISTÓRICO DE CUSCO

No sexto dia, fizemos os passeios por nossa conta própria. Começamos pela Plaza de Armas, a praça mais famosa de Cusco. No centro da praça, está uma fonte com a estátua de Pachacuti. Ao seu redor, concentram-se lojas, restaurantes e agências de passeio e algumas das igrejas mais famosas de Cusco: a Catedral de Cusco e  a Igreja da Companhia de Jesus.

PLAZA-DE-ARMAS-CUSCO-min

Estátua de Pachacuti

Catedral de Cusco

Seu nome verdadeiro é Catedral Basílica da Virgem de Assunção, mas é mais conhecida como Catedral de Cusco. Sua construção recebe influência do estilo barroco, gótico e renascentista. A entrada custa 25 soles (inteira), mas existe a opção de comprar o boleto religioso (preço abaixo).

BOLETO-RELIGIOSO

Igreja da Companhia de Jesus

A igreja foi construída pelos jesuítas em 1571 sobre o antigo palácio do Huayna Capac (líder inca)  como forma de reforçar sua religião e o poder espanhol. A entrada custa 10 soles (inteira).

Museu de Arte Contemporânea

Pertinho da Praça de Armas, localizado em frente à Praça Regocijo, o museu expõe obras permanentes e exposições temporárias. São poucas peças a serem vistas. Sugiro que vá somente se tiver com tempo sobrando. Está incluso no boleto turístico.

Ficar sem internet no exterior é sem dúvida um problemão. Para se comunicar, usar mapas ou postar fotos na redes sociais é imprescindível ter um chip internacional. Entre por esse link e  ganhe 10% de desconto.

Museu de Arte Popular

Está localizado na Avenida Sol, mas fica um pouco escondido, no subsolo da galeria. Ele reúne fotos antigas da cidade e muitas esculturas de cerâmica de elementos culturais do país. 

Centro de Interpretação do idioma Quéchua

Fica na mesma galeria do Museu de Arte Popular, mas no térreo. Ele apresenta informações sobre a língua Quéchua e a entrada é gratuita.

Museu do Sitio de Qorikancha

O acesso é pela Av. Sol e está incluso no boleto turístico. Embora seja bem pequeno, o museu possui um grande acervo, onde é explicado o significado de Qorikancha, a filosofia e a vida dos incas. Essa parte não é feita no City Tour!

Museu do Sitio de Qorikancha-min

OBS: Cuidado para não se confundir. Qorikancha não está incluso no boleto turístico, mas o museu de Qoricancha está. 

Museu Arzobispal

Também chamado de Museu de Arte Religioso, ele conta com pinturas, móveis da época da colonização e um belo pátio. A entrada custa 10 soles.

Pedra de 12 ângulos

Pertinho do Museu Arzobispal, tem um grande muro composto por várias pedras, entre elas a fantástica pedra de 12 lados (ou 12 ângulos – tanto faz). Pode ser um pouco difícil de encontrá-la, pois está tão bem encaixada no meio das outras que passa despercebida. Mas a sorte é que sempre tem algum turista tirando foto, indicando, assim, sua localização!

PEDRA-12-ANGULOS-min

Bairro San Blas

Para chegar até esse bairro você tem que encarar uma subida (na altitude, pode ser cansativo, tá?!). Nele encontramos muitas lojas de artesanato, a Igreja San Blas e o Museu da Coca. No museu, é possível comprar uma variedade incrível de produtos feitos a partir da folha de coca. Olhem a cerveja de coca que compramos:

cerveja-de-coca

a cerveja de coca é bem gostosa =)

Além disso, existem muitas mulheres com trajes típicos segurando bebês alpacas pelas ruas. Para tirar foto como elas tem que dar uma gorjeta. 

BAIRRO-SAN-BLAS-CUSCO-min

Igreja de San Blas

Localizada no Bairro de San Blas, a igreja abriga muitas obras de arte, inclusive o famoso púlpito de São Blas talhado em madeira de cedro. A entrada custa 10 soles (inteira).

Mercado Central de São Pedro

Para terminar o nosso dia de passeio, passamos pelo Arco de Santa Clara e andamos até o Mercado Central de São Pedro. 

É um mercado popular, um ótimo lugar para conhecer melhor a cultura peruana e para comprar lembrancinhas para família e amigos que ficaram no Brasil. Lá vende de tudo, desde comida até roupas.  

ONDE-COMER-CUSCO-BARATo

E se você procura almoço barato aqui é o lugar. Você encontra o menu completo (entrada + prato principal) por 5 soles. Além disso, o mercado é o lugar mais barato para comer em Cusco. A refeição custava 5 soles e incluia entrada, prato principal e chá de camomila.

DIA 7 – MONTANHA COLORIDA

No nosso último dia em Cusco, enfrentamos nosso maior desafio andar 10 km e chegar a 5.200 metros de altitude para ver a Montanha Colorida, também chamada de Montanha Arco Íris ou Vinicunca. 

A agência passou no nosso hotel por volta de 4h da manhã e pegamos aquelas estradinhas cheias de penhasco novamente. O guia nos levou por um caminho aproximadamente 10 km, andando 5 km na ida e mais 5 km na volta. Existe a opção de ir de cavalo, custa 80 soles para subir e 60 soles para descer. 

Mas nós fomos via canela. Foi bem difícil, mas a dica é andar devagar e fazer pausas ao longo do caminho. Quando você chega, é só felicidade! A montanha é linda, parece até uma pintura. 

MONTANHA-COLORIDA-CUSCO-vinicunca-rainbow-mountain

Mas muita gente passa mal sofre de soroche durante a trilha. Por isso a dica é deixar esse passeio para os últimos dia da viagem para dar tempo de aclimatar e ver como seu corpo reage à altitude. Além disso, não se esqueça de ver nossas 7 dicas para não ter problemas de saúde no Peru!

OBS: Nesse tour, também já estava incluso café da manhã e almoço. 

Vai para Lima também? Veja nosso roteiro completo na capital do Peru!

 Gostou desse post? Deixe um comentário <3