6 Documentos para viajar para os Estados Unidos – exigidos na imigração
Você sabe quais são os documentos necessários para viajar para os Estados Unidos? Veja aqui a lista com 6 itens indispensáveis na hora de passar na imigração dos EUA. O planejamento começa bem antes de sair do Brasil, pois tirar o visto americano costuma ser um processo demorado. Portanto, foco nas dicas para realizar sua viagem dos sonhos!
1) Passaporte
O passaporte é obrigatório e é primeiro documento a ser providenciado antes de uma viagem aos Estados Unidos. Isso porque para fazer o visto americano, você precisa ter o passaporte. Diferentemente de alguns países europeus, os EUA não exige que o passaporte tenha validade superior a 6 meses (contando a partir da data de chegada), mas obviamente não pode ir com o documento vencido.
O passaporte tem validade de 10 anos e custa R$ R$ 257,25 (preço de 2020). O passo a passo de como conseguir seu passaporte está no site da Polícia Federal. Veja os 5 passos para tirar o passaporte – fácil e rápido.
2) Visto americano
Com o passaporte na mão, é hora de solicitar seu visto americano. É um processo um pouco mais complicado e seletivo, mas se preparando adequadamente suas chances de ser aprovado aumentam muito. A obtenção é dividida em algumas etapas: preencher o formulário DS-160, efetuar o pagamento da taxa e agendar e comparecer à entrevista. No, site do usvisa você pode dar início à solicitação desse documento obrigatório.
3) Seguro viagem
Os Estados Unidos não exige seguro viagem na hora da imigração, mas é altamente recomendável. Ao contratar esse serviço, você fica protegido contra imprevistos que possam ocorrer durante sua viagem (atendimento médico, problemas no voo etc).
O valor do seguro é muito pequeno se comparado ao gasto que você arcaria se acontecesse algum problema. Portanto, além de te poupar de estresse, pode ser um economia caso ocorra alguma situação inusitada. Conseguimos descontos especiais para vocês na Seguros Promo (5% de desconto) e Real Seguro Viagem (10% de desconto) – basta clicar em cima do nome da empresa e utilizar.
4) Passagem de volta
Entenda que o governo tem medo de ter mais um imigrante ilegal no seu território. Então, você tem que provar que está no país à turismo e que pretende voltar para a sua residência em breve. Ao levar o comprovante da sua passagem de volta, você está mostrando que já tem meios para retornar. Esse não é um documento obrigatório, mas alguma pergunta do agente migratório pode ser sobre isso e ter o comprovante em mãos pode facilitar sua entrada.
5) Comprovante de hospedagem
Também não é obrigatório, mas uma das perguntas que podem ser feitas na imigração é sobre onde você vai se hospedar. Por isso, leve os comprovantes de reservas de hotéis ou apartamentos alugados. Se ficar na casa de algum amigo ou parente, vale a pena providenciar uma carta-convite. Isso é só por precaução porque os Estados Unidos não consideram a carta convite um documento oficial.
6) Comprovante financeiro
Também não é obrigatório, mas é super importante para qualquer viagem internacional. Leve comprovantes financeiros que confirmem suas condições de pagar os gastos durante a viagem. Não existe uma quantia exata, mas você pode ter como base no mínimo 50 dólares por dia para cada pessoa. Você pode comprovar o valor com dinheiro em espécie, cartão de crédito e saldo bancário.
OBS: Para levar mais de 10 mil dólares em espécie é necessário declarar na alfândega norte-americana.
Dica de documento extra para quem vai para os Estados Unidos
Todo documento que possa provar que sua viagem ao destino será a passeio é sempre válido, pois assim você poderá mostrar que só está ali como turista. Então, ter em mãos reservas de passeio, reservas de carro, ingressos de parques, etc, é sempre bem-vindo.