5 documentos obrigatórios para viajar para Europa

Quais são os documentos obrigatórios para viajar para Europa? Para entrar nos países do Espaço Schengen, você precisa de passaporte, seguro viagem, comprovante financeiro, declaração de hospedagem e passagem de retorno. Veja as dicas para passar facilmente pela imigração europeia e os 5 itens essenciais para sua viagem!

1) Passaporte 

O documento precisa ter uma validade mínima de 3 meses contando a partir da data do seu retorno ao Brasil. Se por exemplo você volta da sua viagem 01/01/2020, seu passaporte deve ser válido até 01/04/2020. Para ficar mais fácil de entender: a validade tem que ser 3 meses + a duração da sua viagem para Europa. Como assim? Se você vai passar 15 dias viajando, seu passaporte deve ter validade de pelo menos 3 meses e 15 dias para entrar em solo europeu.

Portanto, cheque a validade do seu passaporte com bastante antecedência. Pois, caso necessite renová-lo, pode demorar. O processo para renovar o passaporte é o mesmo para quem vai tirar o documento pela primeira vez (a única diferença é a exigência de levar o passaporte antigo). Nesse post do blog, mostramos como tirar (ou renovar) o passaporte em 5 passos.

passaporte-visto

2) Seguro Viagem para Europa

Nos países do Espaço Schengen, é obrigatório que o viajante tenha seguro saúde com cobertura mínima de 30.000 euros. Conseguimos descontos especiais para nossos leitores na Seguros Promo (5% de desconto) e Real Seguro Viagem (10% de desconto) – basta clicar em cima do nome da empresa e utilizar. 

3) Comprovante financeiro

Não existe uma quantia específica exigida por lei, mas é recomendável que você leve no mínimo 50 euros por dia de viagem. A quantia pode ser comprovada com dinheiro em espécie, cartão pré-pago internacional ou cartão de crédito internacional. Caso opte pelo cartão, tenha um comprovante do seu limite.

europa-quanto-levar

4) Declaração de hospedagem

Leve e-mails ou qualquer documento que comprove a reserva no seu(s) hotel(éis) escolhido(s) para passar os dias na Europa. Caso queira ficar na casa de algum amigo ou familiar, é necessário apresentar uma carta convite de estadia.

5) Passagem de retorno

Você pode ficar no máximo 3 meses dentro do Espaço Schengen (que corresponde a muitos países na Europa, como Itália, França, Portugal, Espanha e muitos outros). Então, o que conta não é o tempo em cada país, mas o tempo total no Espaço Schengen. Se, por exemplo, você quer viajar para Holanda e Alemanha, o período máximo que você poderá ficar (somando a estadia nos dois destinos) é 90 dias. Por isso é importante levar a passagem que comprove a saída antes de 3 meses de viagem.

OBS: O voo não precisa ser necessariamente de retorno ao Brasil. A exigência é que você saia do Espaço Schengen em menos de 90 dias. 

passagem-aerea

Dica: Se você já tiver feito reserva de passeios, leve o comprovante da compra. Qualquer documento que possa provar que a sua viagem à Europa será a turismo é válido!

Dúvidas – Imigração Europa 

Para passar na imigração eles exigem todos esses documentos?

Isso depende muito do local que você vai passar pela imigração e do agente que vai fazer o seu atendimento. De qualquer forma, é sempre bom se prevenir e levar todos esses documentos. Afinal, ninguém quer fazer uma “quase viagem”. Na maior parte das vezes, eles fazem algumas perguntas e exigem alguns desses documentos. Costuma ser um processo rápido, que dura em média 3 minutos. 

Em breve, faremos um post no blog respondendo as principais dúvidas sobre imigração: as principais perguntas que são feitas no atendimento, o idioma utilizado e muito mais. 

OBS: Muitas vezes a imigração é feita na conexão. Por exemplo: nosso destino final era Roma, mas fizemos conexão em Frankfurt. A Alemanha também faz parte do Espaço Schengen, por isso respondemos as perguntas e apresentamos os documentos em Frankfurt.