Foz do Iguaçu: O que fazer com dicas
A principal atração de Foz do Iguaçu são as Cataratas, mas estou aqui para te provar que a cidade tem muitos pontos turísticos legais além dessa atração. Com a Argentina e Paraguai bem pertinho, é uma ótima pedida para quem quer fazer uma viagem (quase) internacional barata. São muitos passeios divertidos que você pode incluir no seu roteiro. Venha ver o que fazer em Foz do Iguaçu e região!
PONTOS TURÍSTICOS PARA CONHECER EM: |
Cataratas do Iguaçu
Abre diariamente das 8h30 às 17h
As Cataratas do Iguaçu são parada obrigatória para todos os turistas que vão a Foz do Iguaçu. Elas são visitadas anualmente por milhares de pessoas do mundo inteiro, afinal, são uma das 7 Maravilhas da Natureza.
É formada por aproximadamente 275 quedas de 65 metros de altura em média, uma vazão média de 1500 m³ por segundo. Portanto, não é à toa que as cataratas são consideradas Patrimônio Natural da Humanidade.
Nas Cataratas brasileiras, existe um ônibus que pega no centro de visitantes e leva até o começo da trilha. O transporte já está incluso na entrada e passa com bastante frequência. A fila para pegar o ônibus é organizada e supervisionada por funcionários.
Ao chegar no começo da Trilha das Cataratas, prepare-se para andar cerca de 1,2 km. É um circuito muito bonito, pois os visitantes caminham observando as quedas d’água. Pelo caminho existem alguns mirantes especiais e pontos legais para fotos.
Ao final do trajeto, existe uma passarela para observar a Garganta do Diabo. Essa é a parte mais emocionante porque os respingos de água dão um verdadeiro banho nos turistas. Se não quiser se molhar, leve uma capa!
O passeio dura em média 4 horas já contando a locomoção com parada para admirar a beleza natural e para tirar as benditas fotos (risos). Porém, se você quiser fazer o Macuco Safari adicione mais 1h30 na duração do passeio.
Ao terminar a Trilha das Cataratas, você sairá numa praça de alimentação com opções para lanche e almoço. Nesse local, existe um ponto de ônibus que volta para o centro de visitantes e também para no local do Macuco Safari.
– Macuco Safari
O Macuco é um bote que leva em baixo da queda d’água. Ele é um passeio opcional pago à parte. Você pode escolher entre a opção “molhada” (molha muito) ou “seca” (molha pouco). Nas curvas todo mundo grita, mas o passeio é bem tranquilo. Ao meu ver é muito mais emocionante do que radical!
Dica: Compre com antecedência o ingresso do Macuco Safari, pois o número de visitantes por dia é limitado. Mas não tem horário marcado: o embarque é por ordem de chegada.
Dica: Quem faz o passeio “molhado” fica completamente encharcado. Por isso leve uma muda de roupas secas para trocar.
OBS: Existe um armário para guardar seus pertences enquanto você vive essa aventura. Ele custa R$10,00.
– Adicionais
No Parque Nacional do Iguaçu, existe também a Trilha do Poço Preto, a Trilha das Bananeiras e o rafting. Ambos são opcionais e não estão inclusos na entrada.
O almoço no Restaurante Porto Canoas, que fica de frente para as Cataratas, é muito requisitado pelos turistas. O Buffet livre sem balança custa cerca de R$68,00.
Itaipu Binacional
Abre diariamente das 8h30 às 16h45
Embora seja a segunda maior hidrelétrica do mundo, é a que mais produz energia no mundo. É responsável por 15% da energia elétrica consumida no Brasil. A empresa é binacional, pertence ao Brasil e Paraguai.
O turismo em Itaipu é bem consolidado, com diversas opções:
Panorâmico – Passeio que faz um tour pela parte externa da usina. Duração: 1h30
Especial – Visita ao interior da usina, com direito a fazer o tour panorâmico. Duração: 2h30
Refúgio Ecológico – Passeio pela reserva de mata protegida para ver animais que foram resgatados no entorno da usina. Duração: 2h30
Ecomuseu – Conta a história da região e da construção da usina. Duração: livre
Polo Astronômico – Planetário. Duração: 2h
Itaipu Iluminada – É o tour Panorâmico, porém com barragem iluminada à noite. Duração: 1h30
Kattamaram – O catamarã dá uma volta pelo lago Itaipu. O passeio fica ainda mais especial no pôr do sol. Duração: 2h45
Dentro do espaço turístico de Itaipu, existem lanchonetes e o Restaurante Kattamaram.
OBS: Para o Tour Especial, os visitantes devem estar vestidos com roupas de comprimento abaixo do joelho e com calçado fechado sem salto. Só é permitida a entrada de maiores de 14 anos e é obrigatório apresentar documento original com foto. Além disso, é proibido bolsas, mochilas, pochetes e sacolas. Se quiser pode alugar um armário.
Dica: Para alguns passeios, os ingressos têm hora marcada. Então, compre com antecedência. Se deixar para comprar no dia, pode ser que não encontre horário disponível. Na maior parte dos passeios, é proibido bolsas e mochilas grandes. Bolsas pequenas são revistadas.
Veja meu roteiro e quanto custa viajar para Foz do Iguaçu!
Marco das 3 Fronteiras
Abre diariamente das 14h às 23h
O obelisco é o ponto que marca a fronteira comum do Brasil, Argentina e Paraguai. Do mirante você tem uma visão incrível da região, podendo observar o encontro dos Rios Iguaçu e Paraná. É uma boa ideia ir para ver o pôr do sol de lá!
Embora a atração abra todos os dias,os shows só acontecem de terça a domingo. São dois espetáculos folclóricos com dançarinos – o primeiro às 19h30 e o segundo às 20h.
Parque das Aves
Abre diariamente das 8h30 às 17h
Criado com a proposta de preservar as aves da Mata Atlântica, o parque é hoje uma das atrações mais famosas de Foz do Iguaçu. Os visitantes podem entrar nos viveiros e olhar os pássaros bem de pertinho. Com sorte um tucano até chega do seu lado!
O principal enfoque são as aves, mas existem outros animais vivendo no espaço também. Inclusive já anota essa dica: não deixe de visitar o borboletário. É lindo! O passeio dura cerca de 1 a 2 horas ao total.
Dica: o Parque das Aves fica perto (aproximadamente 350m) do Parque Nacional do Iguaçu. Então, pode ser uma boa ideia fazer esse passeio no mesmo dia que for às cataratas.
– Backstage
Acontece diariamente às 7h30, 10h30, 14h e 16h (recomendo fazer no 1° horário) – deve ser marcado com antecedência
Uma opção adicional bem interessante é fazer o Backstage no Parque das Aves. Um passeio que o visitante participa dos bastidores do trabalho de recuperação e conservação dos animais por 1h30. Além de alimentar flamingos e tucanos, você tem experiências únicas de imersão. A visita é guiada e inclui café da manhã e ingresso para visitar o Parque das Aves (entrada convencional).
– Forest Experience
Acontece terça e quinta às 18h30 – deve ser marcado com antecedência
Outro passeio adicional é o Forest Experience. Depois que o Parque das Aves encerra as atividades, os índios Guarani-Mbya realizam a cerimônia de boas-vindas. É um ritual de aproximadamente 2h30 que envolve dança, comida e o cerimonial do tabaco.
Os índios pertencem à aldeia Jacy Porã, que fica do outro lado do Rio Iguaçu, na Argentina.É uma imersão na cultura indígena que acontece à noite, em meio à Mata Atlântica, à noite, ao redor de uma fogueira, acompanhada de um jantar tradicional compartilhado com eles.
OBS: Entrada permitida somente para maiores de 18 anos. Porém jovens de 16 e 17 anos podem participar acompanhados pelos pais ou responsável.
Aguaray
Abre diariamente das 09h às 14h ou das 10h às 15h
Esse passeio é para todos que querem um contato mais íntimo com a natureza em Foz do Iguaçu. Para os visitantes existem duas opções “Parque das Cachoeiras” e “Expedição Iguaçu”. O segundo é o mais completo, pois inclui trilha, caiaque e banho nas cachoeiras.
O trajeto é feito com um guia que conta dados relevantes sobre o bioma da Mata Atlântica e a cultura da região. O passeio deve ser agendado com antecedência e pode ser feito por pessoas que não sabem nadar. A trilha tem grau de dificuldade moderado. É oferecido capacete e colete salva vidas.
Dica: Para essa atração, é recomendável ir de tênis e com roupa confortável para caminhada. Não se esqueça de ir com roupa de banho para aproveitar as cachoeiras!
Templo Budista
Abre de terça a domingo das 9h30 às 16h30
É um espaço de orações e um belo parque de esculturas. São mais de 100 estátuas de Buda. Além da área externa, é possível acessar o interior do templo. E o melhor de tudo: o passeio é gratuito.
Como o templo está localizado numa região alta da cidade, é possível ter uma visão panorâmica de Foz do Iguaçu e do Paraguai.
Dica: O Templo fica a 7,5 km do Centro de Visitantes de Itaipu (cerca de 15 minutos de carro). Por isso quem quiser fazer os dois passeios no mesmo dia pode ser uma boa ideia. Só fique ligado nos horários de funcionamento!
Mesquita Muçulmana
Abre de segunda a sexta das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30 / sáb das 9h às 11h30
A Mesquita Omar Ibn Al-Khattab foi inaugurada em 1983 para atender a comunidade muçulmana da cidade. Entretanto, a linda arquitetura e as diferença da cultura chamaram atenção dos turistas.
A visita no interior da mesquita é gratuita e guiada, porém deve ser agendada pelo telefone (45) 3573-1126. Nos momentos de oração, eles não abrem para o grande público.
A guia é uma praticante da religião que conta um pouco sobre crenças e práticas muçulmanas. Ao final, os visitantes podem levar para casa um livro sobre o Islã.
Dica: Fique atento às vestimentas! Para entrar na mesquita, mulheres devem vestir roupas com comprimento até o pé e véu para cobrir cabelos e ombros (o véu é emprestado no local gratuitamente). Já os homens devem estar com roupas com comprimento abaixo dos joelhos.
Dica: Em frente à Mesquita, você encontra a Albayan, uma doceria árabe. Vale a pena provar! Outra opção interessantes é o Restaurante Castelo Libanês. Ele fica a 4 quadras da Mesquita e serve comida libanesa.
Veja onde comer, quando ir, o que levar na mala, onde se hospedar e muitas dicas!
Dreamland
É um complexo com 4 atrações: Museu de Cera, Vale dos Dinossauros, Maravilhas do Mundo e Dreams Ice Bar. Elas podem ser compradas separadamente ou todas juntas. O combo sai mais barato!
OBS: Se você comprar o combo, não precisa fazer tudo no mesmo dia se você não quiser. Você tem 30 dias para usar e fazer as atrações no seu ritmo.
– Museu de cera
Abre diariamente das 8h às 22h
São inúmeras estátuas de personagens do mundo da música, cinema, televisão, política, esporte e história.As réplicas apresentam altura e peso aproximados das celebridades retratadas.
– Vale dos Dinossauros
Abre diariamente das 9h às 22h
É composto por réplicas de dinossauros que se movimentam e emitem sons. As crianças costumam gostar bastante.
– Maravilhas do Mundo
Abre diariamente das 8h às 22h
Imagine os principais pontos turísticos do mundo no mesmo lugar! Você verá a miniatura do Cristo Redentor, Estátua da Liberdade, Torre Eiffel e muitos outros.
– Dreams Ice Bar
Abre das 08:00 às 23:00 horas
Além de admirar as esculturas de gelo, o visitante pode aproveitar as bebidas. São 30 minutos de permanência no local e nesse tempo você pode beber o quanto quiser. O open bar inclui licores, coquetéis alcoólicos e bebidas sem álcool.
Para enfrentar as temperaturas negativas, o Dreams Ice bar disponibiliza jaquetas e luvas gratuitamente. Porém calça e sapatos é de responsabilidade do visitante.
Ice Bar Brasil
Abre diariamente das 12h às 23h
Esse Ice Bar fica dentro do Shopping Catuaí Palladium. Conta com paredes, mesas, bancos e esculturas de gelo. A temperatura varia de – 8 a -15 graus negativos. O tempo de permanência é de 45 minutos. Nesse período, o visitante pode beber o quanto quiser. O open bar já está incluso no ingresso e inclui opções alcoólicas e não alcoólicas.
Aos finais de semana, tem um DJ animando a pista de dança. Além disso, são oferecidas gratuitamente jaquetas e luvas térmicas. Calças e botas térmicas não estão inclusas, mas podem ser alugadas.
Resumindo:Para Ice Bar você tem três opções na região: Dreams ice Bar, Ice Bar Brasil (ambos em Foz do Iguaçu) e Icebar Iguazu (na Argentina). Todos têm:
Dica: Vá de calça, tênis e uma roupa quentinha. Caso contrário você vai sentir muito frio e não vai conseguir ficar o tempo máximo da atração. |
Amazonas para o mundo ver
Abre diariamente – duas sessões: primeira às 20h e segunda às 22h15
No Shopping Catuaí Palladium, é apresentado o espetáculo folclórico Amazonas para o mundo ver da cia Encanto Vermelho. A companhia de dança é do Amazonas e tem como objetivo retratar a cultura indígena e o Festival de Parintins. O show acontece no Teatro Encanto Brasil e conta com músicas, danças e muita interação do público.
Dica: Como está localizado no mesmo shopping que o Ice Bar Brasil, as atrações podem ser feitas no mesmo dia.
Parques Aquáticos
– Acquamania
Abre de terça à domingo das 10h às 18h (porém não funciona o ano todo)
Esse parque aquático fica aberto somente de outubro a março (época de calor), pois as águas não são termais. Ele fica pertinho da Ponte da Amizade e oferece atividades para toda família. São diversos tobogãs, piscinas e espaços recreativos. É um lugar para passar o dia inteiro!
– Blue Park
Abre de quarta-feira a segunda-feira das 10h às 17h – fechado terças-feiras (o parque funciona até às 18h durante a temporada de verão, feriados e no mês de julho)
Conta com tirolesa, piscinas, tobogãs e muitas opções radicais e kids. Tem até terceira maior praia termal com ondas do mundo!
Voo de helicóptero
Abre diariamente das 8h30 às 17h30
Imagina ver as Cataratas de cima?! Deve ser impressionante! A Helisul opera os voos e não aceita reservas.Portanto, o passeio é feito por ordem de chegada. São aproximadamente 10 minutos de voo.
Dica: A entrada da atração é em frente ao Parque das Aves. Então, pode ser uma boa ideia fazer os dois no mesmo dia!
Dica: Não faça esse passeio em dias nublados!
Salto de paraquedas
Abre diariamente das 8h até pôr do sol
A SkydiveFoz é a empresa que opera o salto duplo de paraquedas em Foz do Iguaçu.
Primeiro o visitante passa por um treinamento para explicar o que deve ser feito durante o salto. Depois, sobe no helicóptero sobrevoa a região por aproximadamente 20 minutos. E por último, sente a emoção da queda livre curtindo o visual da Represa de Itaipu, da Tríplice Fronteira e das Cataratas do Iguaçu.
São cerca de 30 segundos de queda livre e cerca de 7 minutos após a abertura do paraquedas. Mas ao total, reserve 3 horas para essa aventura. Em todos os momentos, o visitante estará acompanhado do instrutor.
Algumas regras:
- Ter no mínimo 18 anos. Jovens a partir de 16 anos podem fazer o salto com autorização dos pais por escrito e registrado em cartório, ou com a presença dos mesmos.
- Usar roupas esportivas confortáveis e tênis
- Não ter praticado mergulho nas 24h antecedentes ao salto.
- Não estar bêbado
- Não ser gestante
- Pessoas que pesam 95kg pagam uma taxa de R$ 100,00. E a cada quilo excedente dos 95 kg, soma-se mais R$ 5,00. O limite de peso padrão é 110 Kg
OBS: O salto depende das condições climáticas. Caso você reserve e o passeio seja cancelado por causa do tempo, seu dinheiro é devolvido.
Dica: É uma opção interessante porque você tem um passeio de helicóptero e ainda tem o salto de paraquedas. 2 em1!
Feirinha JK
Acontece somente aos domingos de 7h às 12h
É uma feira local que vende um pouco de tudo: frutas, verduras, roupas, antiguidades etc. Vale a pena conhecer se você já fez todos outros passeios da cidade.
Argentina
Para entrar no território argentino, o visitante deve estar com alguma dessas três opções:
OBS: Fique ligado no fuso horário! Apesar da proximidade, em alguns períodos do ano, as cidades têm horas diferentes. Dica: Você só precisa trocar real para peso argentino para pagar a entrada para as Cataratas Argentinas. Para todos os outros passeios que listo abaixo você pode levar moeda brasileira mesmo. |
Cataratas Argentinas
Abre diariamente das 8h às 18h
Ingressos para residentes do Mercosul: 640 pesos (inteira) e 120 pesos (6-12 anos)
As cataratas ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu e podem ser acessadas pelo Brasil ou Argentina. Cada parte tem sua beleza e seu diferencial. Indo ao lado brasileiro e argentino você conseguirá ver as quedas de mais ângulos e se encantar ainda mais!
No lado argentino, a locomoção é feita com trem – já incluso no valor pago na entrada. Para pegar o transporte tem que pegar uma senha e esperar (dependendo da quantidade de turistas, esperar muito).
O trem deixa na entrada das trilhas, depois o visitante tem que andar. São três circuitos essenciais (circuito inferior, superior e garganta do diabo), o que corresponde a cerca de 6km de caminhada.
Dica: A maior parte dos visitantes começam pelo circuito inferior e superior. Se você inverter a ordem e ir primeiro à Garganta do Diabo, tem mais chance de pegar essa parte do parque vazia pela manhã. Pelo lado argentino, a Garganta do Diabo está bem de frente. É emocionante!
Recapitulando:
- Pegue o trem na Estação Central até a estação Garganta. Ande 2.200m (ida e volta)
- Pegue o trem na estação Garganta do Diabo e desça na estação Cataratas. Perto dali saem dois circuitos: o Circuito Inferior (1.700m) e o Circuito Superior (1.750m).
- Pegue o trem para retornar à Estação Central
No meio desse trajeto você pode almoçar ou fazer um lanche.
OBS: A entrada só pode ser paga em moeda argentina ou cartão internacional. E quem compra 2 dias de entrada no Parque Nacional do Iguazú ganha 50% de desconto no segundo dia.
– Gran Aventura
No parque, tem o Gran Aventura, um passeio opcional pago à parte semelhante ao Macuco Safari. Porém, só recomendo caso você faça 2 dias no lado argentino. Isso porque a caminhada no parque é longa e vai tomar seu dia inteiro. Dizem que o passeio argentino tem mais adrenalina. Como não fiz, não posso opinar.
– Adicionais
No Parque, ainda tem outros circuitos (pagos à parte): Sendero Verde, Sendero Macuco e Isla San Martín.
– Luau nas Cataratas
É um passeio pago à parte que só acontece somente em noite de lua cheia. É feito na selva apenas com a iluminação da lua. Os visitantes caminham até a Garganta do Diabo e se deparam com um espetáculo da natureza.
O passeio tradicional dura em média 2h, enquanto a opção com jantar dura cerca de 3h. Ele acontece em dias específicos e geralmente com 3 opções de horário.
OBS: Para menos de 18 anos, é necessário o acompanhamento dos responsáveis ou declaração reconhecida em cartório.
Dica: Leve casaco, pois faz frio dentro do Parque à noite.
Duty Free
Abre diariamente das 10h às 21h (horário local)
É um grande shopping com lojas famosas, porém com produtos livres de imposto. O freeshop de Puerto Iguazú fica pertinho do local de imigração argentina.
Observações:
- A maior parte dos turistas deixam para visitar o Duty Free à noite, então, nesse período é o mais cheio.
- É preciso estar com RG ou passaporte para fazer compras.
- O pagamento pode ser feito em dólar, real ou pesos argentinos.
- O Duty Free oferece transporte gratuito partindo de alguns hotéis em Foz do Iguaçu
- O limite de compras por pessoa é 300 dólares (nessa conta entra qualquer compra feita fora do país no período de 30 dias. Ou seja, compras Duty Free + compras Paraguai = no máximo 300 dólares)
Cassino Iguazú
Abre segunda-feira, terça-feira e quinta-feira das 14h às 4h / quarta-feira e sexta-feira das 14h às 5h / sábado das 12h às 5h / domingo das 12h às 4h.
Na Argentina, os cassinos são permitidos pela lei. Dentro, você pode ver diferentes jogos e fazer apostas. Se quiser também pode pedir bebidas e comidas no local. A entrada é gratuita, então, entrar só para olhar também é permitido (risos).
O Cassino de Puerto Iguazú fica na entrada da cidade e oferece transporte gratuito para alguns hotéis de Foz do Iguaçu. Entretanto, só é permitida a entrada de maiores de 18 anos.
Feirinha de Puerto Iguazú
Abre diariamente das 10h às 14h e das 16h às 23h
No centro de Puerto Iguazú, existe uma feirinha com várias lojinhas que vendem azeitonas, doce de leite, queijo, alfajor e outros produtos argentinos. Espere algo simples, sem muito luxo. Mas vale o passeio mesmo assim!
Eles aceitam real, dólar e peso argentino. Por incrível que pareça os preços nas prateleiras estão sempre em real! Pouquíssimas são as lojas que passam cartão. Depois de procurar muito, achamos uma que passava cartão e não cobrava IOF.
Dica: Sente-se num dos restaurantes para jantar ou comer uma empanada com cerveja argentina.
Ice Bar Iguazu
Abre diariamente das 14h às 00h
Fica na Argentina e é bem parecido com os outros ices bares que citei acima. A estrutura é toda de gelo e as temperaturas chegam a -10°C. O tempo de permanência é 30 minutos e já está incluso o open bar.
Marco das Três Fronteiras Argentino
Abre diariamente
A atração principal é um obelisco com as cores da bandeira argentina. No espaço, é possível observar o encontro do Rio Iguaçu com o Rio Paraná. Ao entorno têm lojinhas que vendem souvenirs. Como a entrada é gratuita, pode ser uma boa opção para quem está com tempo livre.
Ruínas de San Ignácio + Minas de Wanda
O passeio acontece em dias específicos da semana das 7h às 20h – é necessário agendar.
A cidade de San Ignácio fica a 300 km de Foz, então, recomendo só para turistas com muitos dias em Foz do Iguaçu. As Ruínas de San Ignácio são Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Todo passeio é acompanhado por um guia que conta a história do local.
OBS: Para visitar a cidade onde é feito o passeio, é necessário estar com RG ou passaporte. Não é aceita carteira de habilitação!
Paraguai
|
Compras em Ciudad del Este
Aberto de segunda-feira a sábado das 7h às 16h e domingo das 8h às 12h (horário do Brasil) – dê preferência para ir de segunda à sexta, pois é quando a maior parte das lojas estão abertas
OBS: Existem alguns shoppings que estendem um pouco mais o horário de fechamento.
São inúmeras lojas, shopping e camelódromos com produtos verdadeiros e também falsificados. Para comprinhas na Ciudad del Este é preciso tomar alguns cuidados. Todas as dicas eu conto aqui!
Fica bem pertinho de Foz do Iguaçu. É só passar a Ponte da Amizade e você já está na Ciudad del Este. Prepare-se para enfrentar tumulto, motos que avançam sinal e vendedores de meia insistentes. Mas vale a pena porque os preços são bons!
Não há muito controle na imigração em relação aos documentos e mercadorias, mas esteja com identidade com emissão inferior a 10 anos ou passaporte válido. Além disso, fique ligado no limite máximo de compra. A cota por pessoa legalmente aceita é de 300 dólares por pessoa.
City Tour
Acontece de segunda a sábado 08h-11h
Nesse passeio, você vai conhecer a Ciudad del Este além das compras. O tour passa por praças, igrejas, estádio e a maior mesquita da América do Sul.
É obrigatório o uso de roupas com comprimento abaixo do joelho devido às visitas religiosas.
Katarina Dantas
Olá Ju.
Todos os passeios que você fez foi na agência Combo Iguassu?
É tranquilo fazer as compras no Paraguai?
Estou de viagem marcada para o final de Junho para Foz do Iguaçu?
Converso que estou com friozinho na barriga. Rs
Abraços.
Ju Alvarenga
Olá, Katarina. Fizemos todos passeios com a Combo Iguassu, inclusive fomos com eles para o Paraguai. Algumas dicas para compras no Paraguai: https://youtu.be/vvht2akiSgY
Fica tranquila! Vai dar tudo certo…já está dando tudo certo =) Ótima viagem!