Inhotim – museu em MG: Respondendo as principais dúvidas
Sabia que além de um Centro de Arte Contemporânea, Inhotim também é um Jardim Botânico? São muitas galerias e obras de artes espalhadas pelos jardins. É um show de beleza e organização em Minas Gerais. Para você desfrutar ainda mais esse paraíso, respondemos as principais dúvidas e selecionamos algumas dicas sobre transporte interno, formas de economizar e muito mais!
1) Quarta-feira gratuita
Nas quartas-feiras a entrada é gratuita, por isso é o dia mais concorrido. Afinal, todo mundo quer conhecer o instituto Inhotim sem pagar nada. Então, se optar pela gratuidade, esteja ciente que vai encontrar um fluxo típico de fim de semana. Mas, sinceramente, é um ótima oportunidade de conhecer um dos melhores museus do Brasil de graça.
2) Alimentação dentro do Inhotim
Dentro de Inhotim existem um monte de restaurantes e lanchonetes. Alguns com uns preços bem altos e outros com preços aceitáveis para o lugar. Mas não espere nada baratinho. Teoricamente, não pode entrar com comida, mas, pelo menos, no dia da nossa visita, não houve revista na entrada.
OBS: É proibido fazer piquenique no parque.
Já sabe quais são as melhores formas de chegar em Inhotim? Fizemos outro post para falar sobre a locomoção partindo de Belo Horizonte e Ouro Preto.
3) Transporte interno
Se você não gosta muito de andar ou não quer perder tempo se locomovendo entre as áreas, uma alternativa interessante é contratar o serviço de transporte interno. Você paga e recebe uma pulseirinha para ser identificado. Para saber o preço atualizado clique aqui.
Existem 2 tipos de transporte interno:
- com rotas pré determinadas, que faz a locomoção apenas em pontos específicos.
- de uso exclusivo, que o motorista fica por sua conta. Esse é beeem mais caro que o primeiro.
Não sei falar da qualidade desse serviço porque não contratamos o carrinho. Fomos a pé mesmo, mas não conhecemos nem metade do museu.
OBS: Embora seja mais cansativo, andando você consegue ver mais detalhes. É uma visita com mais “qualidade” e menos quantidade.
4) Preciso do passaporte para 2 ou mais dias?
Se você quiser conhecer Inhotim de verdade, recomendamos comprar o passaporte de 2 a 4 dias. Eu tenho certeza que 1 dia não vai ser o suficiente! São tantas coisas lindas para tão pouco tempo que você vai querer voltar outro dia para ver detalhadamente.
5) Mapas do Inhotim
Inhotim é realmente muito grande e com uma variedade imensa de obras e monumentos para ver. Por isso escolha seus pontos de maior interesse e foque neles. Para já ir pensando, você pode ver o mapa no site.
O mapa também é disponibilizado na bilheteria (presencialmente). Ele será muito importante para otimizar seu dia no parque. É uma ótima maneira de se localizar e saber os caminhos que levam até o seu artista preferido.
Dica: Outra opção é baixar o aplicativo “Inhotim”. Ele possui um mapa interativo, informações sobre o acervo e a programação do parque. O app é gratuito e disponível para IOS e Android.
Dica: Se seu celular descarregar, não precisa se desesperar. Existem pontos recarga de celular por todo lado.
Informações adicionais
- Fotografias são permitidas em todo o parque, até dentro das galerias. Entretanto, não use flash dentro das galerias.
- Inhotim possui serviço gratuito de guarda-volumes para bolsas e malas.
- É possível comprar o ingresso antecipado pelo site. Assim você evita possíveis filas e tem mais tempo para curtir as obras de arte.