18 Mitos e verdades sobre Machu Picchu + dicas do Peru

Vai viajar para Machu Picchu? Veja tudo que você precisa saber para sua viagem no Peru! As regras para visitação da cidade perdida dos incas mudaram bastante nos últimos anos e, por causa disso, criaram-se muitos mitos e verdades. Por isso, neste texto falaremos sobre as principais dúvidas: ingresso, documentos, guia de turismo, horários, alimentação, circuitos, preços e muito mais!

1) Tem hora marcada para entrar em Machu Picchu

Verdade. Antes os bilhetes eram comprados por turno, mas agora eles têm hora certa. São 10 horários diferentes (como exposto no print tirado do site oficial). Se, por exemplo, você escolher o horário das 6h, poderá entrar até 7h. 

2) Os visitantes têm tempo limitado dentro de Machu Picchu

Verdade. Você pode ficar no máximo 4 horas se comprou o ingresso básico (visita a cidadela). Caso tenha comprado o ingresso para subida à Machu Picchu ou Huayna Picchu, o limite de tempo da visita aumenta. 

Entretanto, essa é a regra na teoria. Na prática, os guardas não expulsam ninguém quando chega ao seu horário máximo da visita. Fica por conta do bom senso de cada um mesmo. Em algum momento isso pode mudar, mas por enquanto está funcionando assim.

3) Não tem banheiro dentro de Machu Picchu

Verdade. Só tem banheiro antes da catraca. Por isso aproveite para fazer xixi antes do passeio começar.

4) Qual é o melhor horário para visitar Machu Picchu?

Não pense que tem um  momento ruim para conhecer uma das sete maravilhas do mundo. Isso é mito. Cada horário é um tipo de experiência. É uma pergunta muito pessoal, mas muita gente escolhe o horário do nascer do sol (entrada às 6h) e dizem ser uma experiência fantástica. Além disso, sendo um dos primeiros a entrar você consegue tirar uma foto sem uma multidão atrás. Porém, de manhãzinha, também costuma ter muita neblina. 

Como agora o ingresso tem hora marcada, se você quiser o horário das 6h (que é bem concorrido), compre com bastante antecedência! Mas saiba que Machu Picchu é bonito o dia inteiro. Nós fomos a tarde e amamos a experiência!

machu-picchu-ingresso

5) Não pode voltar no circuito

Os circuitos dentro do sítio são só de ida. Porque senão vira uma confusão com gente subindo e descendo escada ao mesmo tempo e ninguém se entende. Então, é verdade: depois que você passa por alguns espaços, não é permitido retornar. 

6) Posso entrar mais de 1 vez com o mesmo ingresso

Mito. Quer entrar novamente? É necessário comprar outro ingresso.

7) Não pode entrar só com RG 

Mito total. O Peru é um país do Mercosul, então, não precisa de passaporte. Pode ir só com RG original.

Vale ressaltar que o SEGURO VIAGEM é essencial para quem vai fazer uma viagem internacional.  

A Real Seguro Viagem dá 10% de desconto se você comprar por aqui. Já a Seguros Promo oferece 5% de desconto para compras feitas a partir daqui. É só clicar e ver qual dessas duas empresas oferecem o menor preço para você. São duas empresas confiáveis que estão há muitos anos no mercado. É interessante orçar com ambas, pois elas comparam preços da maior parte das empresas de seguro. Dessa forma, você sempre garante o menor valor!

8) Não tem meia entrada para estudantes

Mito. Idosos acima de 60 anos e estudantes com até 25 anos de idade portando carteirinha oficial tem direito à meia entrada (77 soles – preço de 2020). Porém, não é vendido no site oficial (cuidado, pois no site quando falam escolares são pessoas de 8 a 18 anos). O bilhete de estudante só é vendido pessoalmente, quando você chega ao Peru.

OBS: Tem agências turísticas (sempre verifique se ela é credenciada) que vendem à distância, porém por um preço um pouco maior. 

OBS: Crianças de até 8 anos não pagam e jovens de até 18 têm desconto pagam valor reduzido (70 soles). 

9) O ingresso para Machu Picchu tem que ser comprado antecipadamente

É verdade. Principalmente se você vai em alta temporada, pois existe um limite de visitantes por dia. Então, se deixar para cima da hora, corre o risco de não encontrar disponibilidade para o dia desejado. 

Para meses como junho, julho e agosto, é melhor comprar com no mínimo 2 meses de antecedência se quiser dia e horários específicos. Caso sua programação seja mais flexível, é possível deixar para comprar em Cusco ou Aguas Calientes

Quem quer subir a Huayna Picchu precisa agendar com mais antecedência ainda porque o limite para essa trilha é de 400 pessoas por dia. Agende com no mínimo 4 meses de antecedência! Já a subida para Machu Picchu é de 800 pessoas e é menos requisitada, mas, de qualquer forma, também não é bom deixar para comprar em cima da hora!

OBS: Os ingressos começam a ser vendidos com 6 meses de antecedência e não são vendidos na porta da atração.

10) Existem vários tipos de ingresso

Verdade, são três opções:

  • Machu Picchu = 152 soles 
  • Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu = 200 soles
  • Machu Picchu + Montanha Machu Picchu = 200 soles

OBS: Também tem o Museu Manuel Chávez Ballon, que custa 22 soles (inteira). Mas lembre-se que o museu é gratuito de 12h às 16h

machu-picchu-huayna-picchu

Huayna Picchu (esquerda) e Machu Picchu (direita)

11) Comprar o ingresso pelo site oficial é difícil

Tem um pouco de verdade aí, sim. Mas vamos descomplicar isso.

  1. Acesse o site www.machupicchu.gob.pe
  2. Preencha com a data e a quantidade de adultos e escolares (pessoas de 8 até 18 anos)
  3. Escolha o tipo de ingresso
  4. Marque a hora da visita
  5. Insira seu nome e número do seu documento (pode ser RG ou passaporte, mas lembre-se de levar o documento escolhido no dia da visita)
  6. Confirme que leu e aceita os termos e condições
  7. Escolha a forma de pagamento. A compra só pode ser feita com cartões de crédito internacionais de bandeira Visa ou MasterCard. Lembre-se de habilitar o cartão para uso no exterior!
  8. A compra só é concluída quando você se certificar junto ao seu banco que é você quem está comprando. Chegará uma mensagem, e-mail, aviso no app ou algum tipo de notificação). A verificação extra de segurança acontece tanto com o visa (Verified by Visa) ou MasterCard (MasterCard Secure Code), mas essa função precisa estar habilitada no seu cartão.
  9. Depois de todo esse processo, você receberá um e-mail com seu ingresso de Machu Picchu. Imprima e já coloque na sua mala! Qualquer dúvida é só entrar em contato com o e-mail callcenter@culturacusco.gob.pe 

Dica: leve o cartão de crédito usado na compra e o documento do titular do cartão, pois pode ser um dos comprovantes exigidos na entrada. Nem sempre pendem, mas é bom não arriscar. 

Ficar sem internet no exterior é sem dúvida um problemão. Para se comunicar, usar mapas ou postar fotos na redes sociais é imprescindível ter um chip internacional. Entre por esse link e  ganhe 10% de desconto.

12) É obrigatório estar com um guia de turismo

Verdade na teoria. Mas, na prática, muita gente consegue passar pelas catracas sem estar acompanhado de um guia de turismo. Mas aconselho bastante contratar um guia para entender melhor a história por trás de todas aquelas construções. Seu passeio será muito mais interessante!

OBS: Os guias cobram cerca de 15 dólares por pessoa ou 70 dólares para um grupo privado de 5 pessoas. Não tem um preço estabelecido oficialmente, por isso vale negociar.

OBS: Caso queira visitar Machu Picchu pela mais de uma vez na mesma viagem, você pode fazer a segunda visita sem guia.

machu-picchu-viagem-peru

13) A altitude atrapalha muito

Mito. Machu Picchu fica a 2.430 metros acima do nível do mar. Nessa altura, não é comum sofrer do mal de altitude. Se você veio de Cusco, que fica a 3.400 m acima do mar, você já está aclimatado.

14) Precisa ter um ótimo preparo físico?

Mito. Existem 3 circuitos:

  • O circuito 1 é o mais longo (3h de duração). São bastantes escadas para chegar aos mirantes.
  • O circuito 2 não vai até o mirante clássico de Machu Picchu, mas também é menos cansativo (2h30 de duração).
  • O circuito 3 é para quem tem dificuldade de locomoção. Ele não passa pelas escadarias (2h de duração). 

15) Tem um monte de regras para visitar o sítio arqueológico

É verdade! É um museu a céu aberto de mais de 600 anos. Claro que precisa ter regras! E cabe à nós preservar esse espaço para que nossos filhos e netos também possam conhecer. Não pode:

  • subir ou apoiar-se nas estruturas
  • jogar lixo no sítio arqueológico
  • entrar com bolsas acima de 40x35x20 cm
  • alimentar os animais
  • fumar 
  • bater palmas, gritar, assobiar, cantar ou fazer barulhos altos.
  • entrar de salto alto
  • levar tripé, drone e pau de selfie
  • e muito mais. Você pode ver todas as proibições no site oficial

O desobedecimento das regras pode causar a expulsão imediata. Mas, na maioria das vezes, para casos menos graves, os guardas só chamam atenção. De qualquer forma é melhor evitar.

machu-picchu-lhamas

Nada de alimentar as lhamas, viu?! rs

16) É proibido comer em Machu Picchu

Verdade. Está nas regras que não pode nem entrar com comida. Mas não há uma inspeção. Dá para ficar 4h sem comer? Sim, mas recomendo levar uns lanchinhos na mochila para tapear a fome enquanto espera o ônibus de retorno.

17) Qual a melhor época para visitar?

De novembro até março é quando mais chove. Além de tornar a visita menos atrativa (visto que todo o percurso é a céu aberto), existe a possibilidade de nem conseguir entrar. Caso a chuva seja muito forte, Machu Picchu fica fechado para visitação.

Então, o melhor período para visitar a cidade perdida dos incas é no período de seca, de abril a outubro. O menor índice pluviométrico é nos meses de inverno. Essa época é bem fria, pode chegar facilmente aos 6°. Leve casacos!

  • Portanto, é MITO que Machu Picchu pode ser visitado qualquer época do ano.

18) É obrigatório ficar hospedado em Águas Calientes se quiser subir até Machu Picchu

Mito. Não é uma obrigatoriedade, mas é recomendável. Para uma viagem mais confortável e prazerosa, durma pelo menos uma noite em Aguas Calientes. O bate e volta à cidade dos incas pode ser muito corrido e cansativo.

hotel-aguas-calientes

Nosso café da manhã em Aguas Calientes

19) Extra: É um passeio caro

Verdade (mas nem tanto). Vale cada centavo! Se torna caro pela:

  • logística para chegar: o modo clássico é avião até Cusco + trem + ônibus
  • hospedagem (como já vimos, fazer bate e volta não é aconselhável)
  • ingresso 
  • guia

Para saber como chegar em Machu Picchu, o que fazer em Águas Calientes e dicas para sua viagem, veja o post que contamos nossa experiência no Peru. 

Tem mais alguma dúvida sobre Machu Picchu? Deixa aqui nos comentários!