Sabará: gostinho de interior perto de Belo Horizonte
Sabará localiza-se a aproximadamente 15 km de Belo Horizonte. Embora seja pertinho da capital, ainda guarda a calmaria do interior de Minas Gerais. A nossa visita à cidade foi breve, já que o nosso objetivo era conhecê-la e voltar a BH no mesmo dia. A viagem foi curtinha, mas foi o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos: igrejas e o Museu do Ouro.
É uma boa pedida para quem quer um destino tranquilo ou ama história do Brasil. A cidade recebeu muita atenção no período em que a procura por ouro em Minas Gerais estava a todo vapor. A principal atração de Sabará são as igrejas, já que a maioria são construções monumentais do século XVIII. Entre as principais estão:
- Igreja de Nossa Senhora do Ó
- Igreja Nossa Senhora do Carmo
- Igreja Nossa Senhora da Conceição
- Igreja Nossa Senhora do Rosário
- Igreja de São Francisco de Assis
- Igreja Nossa Senhora das Mercês
Museu do Ouro
Além das igrejas, outra atração bem interessante é o Museu do Ouro. É uma verdadeira viagem ao passado sabarense e a entrada custa apenas R$1,00.
Ele, no passado, foi uma Casa de Intendência e Fundição, ou seja, era ali que o ouro era fundido e arrecadado os tributos. O local ainda guarda muitas características daquele tempo, sendo possível ver uma infinidade de artefatos antigos importantes para a nossa história. No pátio, por exemplo, existe um autêntico engenho de triturar minério de ouro, projetado e construído para substituir a mão de obra escrava.
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10:00 às 17:00 horas; sábado e domingo, das 12:00 às 17:00 horas.
Artesanato de Sabará
O artesanato da cidade é muito rico. Pelo centro é possível achar algumas lojinhas que, em sua maioria, vendem jóias e santos esculpidos em madeira. São trabalhos incríveis e baratos se comparados a outros lugares do Brasil.
Onde comer?
Café Dubolsinho é ótimo para conversar enquanto come um pão de queijo e bebe um cafezinho.
INFORMAÇÕES E PREÇOS DE 2017