33 lugares para conhecer em Paris (MUITOS GRATUITOS)

Paris é um dos destinos internacionais que os brasileiros mais sonham em conhecer. A cidade-luz tem muitos pontos turísticos e passeios para fazer. Por isso hoje vamos falar das 31 atrações mais famosas da capital da França. Vem ver as dicas!

O Site de Ingressos da Europa vende ingressos para Paris e todas cidades turísticas da Europa. São muitas vantagens: o site está todo em português, você pode comprar todos ingressos da viagem em um único lugar, muitas vezes é mais barato que no site da própria atração e tem um suporte maravilhoso caso você tenha qualquer problema.  

A primeira dica é fazer um Free Tour na cidade. O passeio é guiado e dura aproximadamente 2h30. Nesse tempo, conhecemos vários pontos turísticos de Paris e recebemos explicações sobre a história e curiosidades do local. O valor pago ao final é livre, você que decide! Para participar é só reservar aqui.

1) Torre Eiffel 

Com certeza esse é o principal símbolo de Paris e o mais requisitado pelos turistas. Ela pode ser admirada de vários lugares de Paris, mas subir o monumento e ver a cidade lá de cima é uma sensação única. Porém não faça esse passeio em dias nublados, pois as nuvens podem limitar sua visão da cidade. Venha ver quais são os tipos de bilhete e qual é a melhor opção para você! 

 

2) Campo de Marte 

É um parque enorme que vai da École Militaire até a Torre Eiffel. Ele está sempre cheio de moradores e turistas sentados no gramado fazendo piquenique. É um lugar bem agradável para passar a tarde olhando para a Torre. Por isso, leve sua canga, alguns quitutes e faça a festa! E melhor de tudo: a entrada é gratuita!

campo-de-marte-paris

3) Muro da Paz

O Muro da Paz é inspirado nos Muro das Lamentações de Jerusalém. A palavra “paz” está escrita em 49 idiomas nos vidros que compõem o monumento. Fica dentro do Campo de Marte. E melhor de tudo: a entrada é gratuita!

muro-da-paz

4) Trocadero

É considerado por muitos como o melhor lugar para ver a Torre Eiffel. Está localizado no topo da colina de Chaillot, no 16° arrondissement. Por estar no alto e de frente para a Torre, o local oferece um ângulo que o visitante parece estar quase do tamanho da Dama de Ferro. Então, é perfeito para as fotos!

trocadero-paris

Dica de ouro: Vá cedo, pois o lugar enche de turistas e fotógrafos. Aproveita, mais uma atração gratuita!

É possível chegar de metrô com as linhas 6 e 9. Assim que sair da estação “Trocadéro”, você estará bem pertinho da atração. Além do mirante, é possível conhecer os jardins, que são lindos, com estátuas e chafariz. E caso estiver com tempo livre, uma boa opção é conhecer alguns museus do entorno.

Vale ressaltar que o SEGURO VIAGEM é obrigatório para quem vai para os países membros do Tratado de Schengen. A França participa desse tratado, então, não tem como escapar desse gasto. Mas temos parceria com empresas que oferecem desconto para você. 

A Real Seguro Viagem dá 10% de desconto se você comprar por aqui. Já a Seguros Promo oferece 5% de desconto para compras feitas a partir daqui. É só clicar e ver qual dessas duas empresas oferecem o menor preço para você. São duas empresas confiáveis que estão há muitos anos no mercado. É interessante orçar com ambas, pois elas comparam preços da maior parte das empresas de seguro. Dessa forma, você sempre garante o menor valor!

5) Arco do Triunfo

Inaugurado em 1836, esse é um monumento construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte. Repare que nas paredes têm os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Além da fachada impressionante, a atração oferece uma visão privilegiada da cidade de Paris.

arco-do-triunfo-paris

A entrada no Arco é paga e a subida só pode ser feita a pé. Essa atração não tem de elevadores e são quase 300 degraus. Mas compensa! É um lugar interessante para ver o pôr do sol e a Torre Eiffel brilhando à noite.

OBS: O último acesso é permitido até 45 minutos antes do encerramento.

O Arco do Triunfo é uma das atrações inclusas no Paris Museum Pass. Veja quais são os benefícios desse cartão e todos pontos turísticos que ele inclui aqui

6) Avenida Champs-Élysées

A avenida mais famosa de Paris tem aproximadamente 2 km. Vale a pena caminhar por ela observando as lojas de grife, os cafés luxuosos e toda pompa de Paris. Ah, mas também tem fast foods e lojas mais em conta (para o padrão europeu rsrsrs). Ao final da rua, está o imponente Arco do Triunfo. 

E claro andar na rua também é gratuito (pelo menos isso rsrsrs).

champs-elysee-paris

7) Galerias Lafayette

É a maior e a mais tradicional loja de departamento francesa. O ambiente é dividido em seções de moda (masculina, feminina e infantil), artigos para casa e muito mais! Inclusive tem uma na Avenida Champs-Élysées, mas eu recomendo ir na filial da Ópera Garnier. Além dos produtos, a arquitetura é incrível!

A entrada é gratuita e é super aceitável ir só para olhar. Os produtos são de marcas famosas, então, costumam ser caros. Fique ligado no site, pois às vezes tem promoções e liquidações sazonais!

galeria-lafayette

8) Sacré-Coeur 

A Basílica Sagrado Coração (traduzindo para português) têm entrada gratuita e fica no alto do bairro de Montmartre. O acesso até a igreja pode ser feito por 197 escadas ou pelo funicular (pago). 

sacre-coeur-paris

É um dos melhores lugares para ver o pôr do sol, pois oferece uma visão panorâmica da cidade e sempre tem artistas cantando. É bem animado! Quando fomos em junho de 2019, escutamos até a música “Ai se eu te pego” do Michel Teló. Muitas pessoas levam quitutes e comem sentadas na escada esperando o sol se pôr.

OBS: A entrada na cúpula e cripta da igreja são pagas. 

9) Muro dos Eu te amo 

O Mur des je t’aime fica na Praça Jehan Rictus, na saída do metrô Abbesses (linha 12). Como o próprio nome já diz, é uma parede com “eu te amo” escrito em diversos idiomas.. São mais de 1.000 declarações em 300 línguas diferentes.

Esse é mais um ponto turístico gratuito do charmosíssimo bairro Montmartre. Porém fique ligado no horário de funcionamento, pois a parte da praça que tem o muro é fechada à noite. 

muro-dos-te-amos

Foto que tirei com os portões fechados 🙁

10) Moulin Rouge 

No passado, esse era um dos principais cabarés da França. Porém, atualmente, funciona como uma casa de show que reproduz artisticamente o que acontecia nos áureos tempos. Conta com duas apresentações diárias (21h e 23h) e tem a opção de incluir o jantar. A opção mais barata é em torno de 100 euros. Fica em frente à estação de metrô Blanche, no bairro Montmartre.

Dica: Ao entorno ficam muitas casas de massagem (se é que você me entende) e sex shops. É interessante passar à noite por essas ruas para sentir o movimento mais “caliente”.

moulin-rouge

 

Preços baixos para Paris
Passagens aéreas saindo de
Passagens aéreas até 30% mais baratas Encontre sua promo ⇾

 

11) Café Deux Molins

É o local onde foi gravado o filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. Fica na Rue Lepic, no bairro de Montmartre. O ambiente é todo ornamentado para lembrar o filme, mas a comida tem um preço mediano (para padrões europeus rsrsrs).

cafe-des-moulin

12) Museu do Louvre

É considerado por muitos como o maior museu do mundo, visto que seu acervo é enorme! Ao total são 5 andares: o subsolo (Hall), o mezanino (-1),o térreo (0), o primeiro andar (1), o segundo andar (2). 

São muitas atrações, mas vale ressaltar as mais famosas: Mona Lisa, Vênus de Milo, Grande Esfinge de Tanis, Psiquê revivida pelo beijo de Eros, Apartamentos de Napoleão, A coroação de Napoleão, A liberdade guiando o povo e por aí vai… É impossível ver tudo em um dia!

louvre-paris

OBS: Museu Louvre não abre às terças e fecha mais tarde às quartas e sextas (21:45h). Além disso, é grátis no 1º domingo do mês.

Existem 3 formas de entrar: adquirindo o ingresso na bilheteria física (prepare-se para a fila), usando o Paris Museum Pass ou comprando pela internet.

Dica: O bilhete é válido para o dia todo, ou seja, você pode entrar e sair do Louvre quantas vezes quiser desde que volte no mesmo dia. Entretanto, aconselho reservar pelo menos um dia completo para essa atração se quiser conhecer mesmo!

Ficar sem internet no exterior é sem dúvida um problemão. Para se comunicar, usar mapas ou postar fotos na redes sociais é imprescindível ter um chip internacional. Entre por esse link e  ganhe 10% de desconto.

13) Museu D’Orsay

Inicialmente, ele foi criado para ser uma estação de trem e até hoje vemos alguns traços dessa construção arquitetônica. Não é um museu tão grande quanto o Louvre, mas tem muitas obras de arte interessantes.

museu-dorsay-paris

Vale ressaltar os quadros de Claude Monet e Vincent van Gogh e o  gesso original do Portão do Inferno de Rodin. Não vá embora antes de passar no quinto andar, onde tem um mirante para o Rio Sena.

OBS: O museu fica fechado segunda-feira. A entrada é paga!

14) Museu de l’Orangerie

Recebe o nome Orangerie, pois era uma estufa para laranjas que pertencia ao Palácio do Louvre. A atração principal são as Ninfeias de Monet. São painéis imensos onde plantas aquáticas por um dos maiores pintores impressionistas. 

OBS: O museu fica fechado terça-feira. A entrada é paga!

musee-de-lorangerie

15) Museu Rodin 

O museu tem a maioria das criações famosas do francês Auguste Rodin. É possível encontrar “O Pensador”, “O Beijo” e os “Portões do Inferno” por exemplo. Algumas esculturas ficam a céu aberto (nos jardins) e outras numa área coberta. A entrada é paga!

museu-rodin-paris

16) Museu do Exército

Conta a história militar do mundo desde a antiguidade até a Segunda Guerra Mundial. Está localizado dentro do Palácio Nacional dos Inválidos. São diversos salões com armaduras, armas e canhões. 

A visita é paga e só recomendo para quem gosta da temática ou está com tempo livre em Paris. 

OBS: Fechado na primeira segunda-feira de cada mês.

museu-das-armas-exercito-paris

17) Catedral de Notre Dame

A sua construção durou mais de 150 anos, sendo finalizada somente em 1330. É considerada Patrimônio mundial da Unesco desde 1991, visto que é uma das principais igrejas góticas. Fica localizada na Ilha de la Cité, próxima a Sainte Chapelle e Concierge.

catedral-de-notre-dame

Quando fomos ela estava fechada por causa do incêndio 🙁

Na fachada da Catedral, tem duas torres de 69 metros acessadas por meio de 387 degraus estreitos. Notre Dame não tem elevador, então, só pode subir pelas escadas. Porém o esforço é compensado com uma das vistas mais fantásticas da cidade.

O campanário fica no meio da subida ao topo das torres. Já a cripta fica no subsolo e contém as ruínas descobertas durante as escavações de 1965.

OBS: A entrada à catedral é gratuita, mas paga para acessar as torres e a cripta.

18) Sainte Chapelle 

É uma capela gótica famosa mundialmente pelos seus lindos vitrais. O primeiro andar é mais simples, mas a grande surpresa está no segundo piso. Após subir uma escadinha, você chega à capela de cima.

sante-chapelle-paris

Ela conta com 15 vitrais contando cenas de 1113 passagens da Bíblia, que vão do Gênesis até o Apocalipse. A ordem da história pode ser vista da esquerda para direita, debaixo para cima. 

A entrada é paga e normalmente tem bastante fila. O Paris Museum Pass não dá prioridade de entrada nessa atração! 

 

Viaje Conectado

19) Conciergerie

Tem esse nome pois foi por muito tempo administrado pelo concierge. Inicialmente, era residência do rei Carlos V, mas, depois,  passou a ser usado como prisão. E uma das principais prisioneiras foi Maria Antonieta durante a Revolução Francesa. 

Dentro é possível ver as celas e entender como viviam os prisioneiros. A entrada é paga!

concierge

20) Jardim das Tulherias

O Jardin des Tuileries é o mais central e o mais antigo jardim de Paris. Fica entre a praça Concorde e o Louvre. É uma área verde legal para passear, ler, fazer um piquenique ou tomar sol. E melhor de tudo: de graça!

 

21) Arco do Triunfo do Carrossel

Situado no Jardim do Carrossel, em frente à entrada do Museu do Louvre.Sua construção foi ordenada por Napoleão para comemorar a vitória da França na batalha de Austerlitz, em 1805. A visita se resume a ver a fachada, o que é gratuito.

arco-do-carrosel

22) Praça da Concórdia

É a segunda maior praça da França. Durante a Revolução Francesa, recebeu uma guilhotina onde foram mortas mais de mil pessoas. Mas atualmente, é um lugar agradável com carrinhos para alugar e bancas vendendo comida. 

Além disso, tem enorme obelisco doado pelo vice-rei do Egito rodeado por duas fontes monumentais. Essa é mais uma atração gratuita de Paris.

praca-da-concordia

23) Ponte Alexandre III

É uma das várias pontes que atravessam o rio Sena em Paris. Entretanto, essa é uma das mais bonitas. É ornamentada com detalhes dourados e fica próxima a Praça da Concórdia. Eba, atração gratuita!

ponte-alexandre-paris

24) Pont des Arts

A ponte ficou famosa por ser cheia de cadeados que simbolizavam o amor eterno de casais apaixonados. Porém os cadeados pesaram demais na estrutura e, então, o governo retirou e proibiu que os visitantes colocassem mais cadeados. Atualmente, é uma ponte “comum”.

Porém as pessoas querem colocar seus cadeados de qualquer jeito. Por isso passaram a fazer essa prática na Pont Neuf, a ponte seguinte. Agora essa está sendo a ponte dos cadeados até o governo colocar o vidro (como fez com a outra) que impede a colocação de cadeados na grade. De qualquer forma caminhar pela ponte é 0800.

ponte-dos-cadeados-paris

25) Panthéon

Está localizado próximo ao Jardim de Luxemburgo e em frente à Universidade mais tradicional da França, Sorbonne.  A fachada do Panthéon é imponente, inspirada no panteão romano. A entrada é paga.

No interior é possível ver o Pêndulo de Foucault, um experimento genial que prova o movimento de rotação do planeta terra.

No subsolo é onde alguns franceses “notáveis” estão enterrados. Personalidades como Pierre e Marie Curie, Jean-Jacques Rousseau, Alexandre Dumas (escritor), Voltaire, René Descartes e muitos outros. Repare que na fachada está escrito: “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante” (“Aos grandes homens, a pátria é grata”).

panteao-franca

Para subir até a cúpula são cerca de 200 degraus. Mas a vista é recompensadora! De lá você consegue ver diversas áreas de Paris. 

26) Quartier Latin 

Também conhecido como Bairro Latino de Paris, é uma das regiões mais famosos de Paris. Nele tem a fonte de Saint Michel e a livraria Shakespeare and Company. É uma área jovem, animada e mais barata – ótima dica para quem quer economizar. O passeio pelas ruas é gratuito!

Seguros Promo

27) Praça da bastilha

O local foi palco de um dos eventos históricos mais famosos: a Queda da Bastilha.Os cidadãos tomaram a prisão de Bastilha e destruíram tudo em 14 de julho de 1789. Esse acontecimento foi fundamental para Revolução Francesa. Portanto, é um lugar muito importante para a história ocidental. E o melhor de tudo: conhecer a praça é gratuito!

28) Torre Montparnasse 

É um dos melhores lugares para ver a cidade de Paris e a Torre Eiffel. São 59 andares e  210 metros de altura. O terraço com observatório fica no último andar e é 360 graus. Dessa forma, é possível ver a cidade de vários ângulos. A entrada é paga.

Veja o que não pode faltar na sua mala de viagem para Paris!

29) Grand palais 

Fica ao lado da Avenida Champs Élysées. O Grand Palais recebe exposições e eventos. O ingresso é pago.

OBS: Não abre terça-feira 

grande-palacio

30) Petit palais 

Fica exatamente em frente ao Grand Palais. Tem entrada gratuita para exposição permanente (as temporárias são pagas) e seu acervo é composto por várias obras de arte de Rodin, Rembrandt e muitos artistas renomados. 

OBS: Não abre segunda-feira

pequeno-palacio

31) Pompidou  

É um grande centro cultural com coleções de arte muito importantes. A sua fachada e seu interior são bem inusitados, construídos com influência da arquitetura contemporânea. Uma dica legal é ver o pôr do sol do último andar.

Para entrar no Centre Pompidou é de graça, mas paga para acessar as exposições e subir até o terraço. No primeiro domingo do mês, a entrada é totalmente gratuita.

OBS: Não abre terça-feira e quinta-feira fica até as 23h.

32) Passeio de barco 

Esse é um dos programas mais pedidos pelos turistas que vão a Paris. O passeio é feito ao longo do famoso Rio Sena. O percurso é narrado (geralmente em francês, inglês e espanhol) por um guia que explica sobre os monumentos da cidade. É um passeio pago (em torno de 12 euros), mas que vale super a pena para ter uma visão geral de Paris.

passeio-de-barco-paris

33) Disneyland 

Acredita que tem uma Disney em Paris?! No complexo são dois parques temáticos: Disneyland e Walt Disney Studios. O primeiro é mais clássico e infantil, enquanto o segundo é mais adulto voltado para o mundo do cinema. É possível visitar os dois no mesmo dia (deixando de lado algumas atrações) ou escolher só um (vendo com mais calma).

Os parques ficam a 30 km (cerca 30 minutos) do centro de Paris. Mas a viagem pode ser facilmente feita de transporte público (metrô + RER).

Dica: Perto dos parques tem 2 outlets. Quem sabe você não aproveita e faz umas comprinhas?!

Bônus

34) Palácio de Versalhes

Tá, eu sei, ele não fica em Paris. Mas quem vai à cidade-luz não pode deixar de visitar o castelo onde viveu o Rei Luís XIV. Você verá mais de 700 quartos luxuosos com quadros e mobiliários. Não vá embora sem ver a Galeria dos Espelhos e o famoso jardim de Versalhes. 

palacio-de-versalhes-paris

A entrada ao castelo é paga, mas o acesso aos jardins do palácio é gratuito (exceto durante a alta temporada).

OBS: Fechado segunda-feira

Dicas para quem vai viajar para Paris: