San Andrés: o que fazer no caribe colombiano

 San Andrés é uma ilha pequenininha localizada no território colombiano. Com muitos passeios divertidos, povo animado e preços atrativos, esse destino turístico se tornou a paixão dos brasileiros. É uma ótima pedida para quem deseja conhecer o Caribe, mas quer gastar pouco. Veja o que fazer e muitas dicas para aproveitar melhor sua viagem!

Volta na Ilha

A volta na ilha é um dos passeios mais famosos de San Andrés. A ilha não é muito grande, então, 1 dia é suficiente para passar por toda ela. Pelo caminho, é possível parar em diversos pontos turísticos: Caverna de Morgan, Iglesia Bautista, Tirolesa, West View, La piscinita, Hoyo Soplador, Praia de San Luis e Rocky Cay.

Para dar a volta você vai precisar escolher entre um desses meios de transporte: moto, carrinho de golf ou ônibus de turismo. Nós optamos pela moto, pois é mais rápida, barata e prática.

Como funcionou o aluguel da moto? Pegamos 9h da manhã e entregamos às 19h. O tanque de gasolina é entregue cheio e devolve-se cheio. Veja todos os gastos da viagem aqui!

Agora, os pontos que conhecemos na volta da ilha:

Caverna de Morgan

Caverna de Morgan - San Andrés, Colômbia

É um lugar onde eles contam um pouco da história dos piratas, pois acreditam que San Andrés já foi ponto de parada de piratas no passado. Vimos barcos, itens que remetem aos piratas, uma caverna e apresentação de dança típica ao final.

Iglesia Bautista

Iglesia Bautista - Ponto mais alto de San Andrés

É o ponto mais alto da ilha. Subimos as íngremes escadas de madeira da igreja para chegar a um visual lindíssimo.

Tirolesa

Antes de descer a tirolesa é feito um seguro de vida com base no seu número do passaporte ou RG e, depois, você é equipado com capacete e uma série de itens de proteção. Ah, eu não preciso nem dizer que descer a tirolesa vendo um mar maravilhoso daqueles é uma experiência encantadora, né? 

West View

West View - San Andrés, Colômbia

 É onde tem o trampolim e o tobogã. É o lugar da adrenalina: misto de medo e vontade.

Para acessar o espaço você paga 4.000 COP. Na entrada mesmo é dado um pedaço de pão para jogar para os peixes na água. Isso faz com que West View seja lotado de peixinhos. Por isso, eu sugiro que, antes de ir, você compre um snorkel (que varia de 15.000 a 40.000 COP dependendo da qualidade) e uma sapatilha para andar na água, pois lá existem muitas rochas com ouriços.

 Também é lá que é realizado o Aquanautas e o flyboard. Nós não fizemos, mas escutamos muitos comentários positivos de amigos que fizeram.

A estátua de Poseidon é pertinho de West View, dá para ir nadando.  A estátua fica bem no fundo. Para boas fotos é melhor contratar o passeio de aquanautas, mergulho com cilindro ou ser muito bom em apneia.

La piscinita

Vocês acreditam que a gente não foi?! A gente simplesmente achou que West View e La Piscinita fossem as mesmas coisas. Ai, gente, o que falta de informação não faz, né?! Mas agora você já sabe. La piscinita fica logo depois de West View. Não deixem de ir porque pelas fotos parece ser lindo demais! A entrada custa 2.000 COP.

Viaje Conectado

Hoyo Soplador

É um buraco no meio das rochas que, dependendo da força das ondas, sopra vento e, às vezes, água (cuidado para não tomar um banho sem querer hahahaha). A entrada é gratuita, mas os moradores insistem para que você consuma nos restaurantes.

Hoyo Soplador - San Andrés, Colômbia

Praia de San Luis

Dependendo da maré,  aparece uma enorme barreira de corais. É como piscina natural, ótimo para quem vai com criança pequena. O mar caribenho novamente surpreende pelos vários tons de azul! Além disso, é uma praia que costuma ficar bem mais vazia que as outras. Mil motivos para conhecer!

Rocky Cay

Na Praia de Cocoplum, existe uma ilhota: Rocky Cay. Para chegar é necessário ir andando pelo mar cerca de 200 metros. Em certas partes da travessia, a água batia no peito do Samuel, ou seja, bem alta. Mas dizem que normalmente não é tão alta assim. De qualquer forma, existe uma corda para ajudar nessa locomoção da areia até a ilha. Na pior das hipóteses, segura na corda e vai hahaha. É também nessa ilha que dá para ver de pertinho o navio encalhado.

OBS: Você também pode incluir a Praia de Spratt Bight na volta a ilha. Como nós ficamos hospedados nessa parte de San Andrés, deixamos para fazer outro dia.

Dica: Fizemos todos esses pontos que listei até agora em um único dia. Porém, para ver tudo com calma, recomendo 2 a 3 dias.

 Além desses pontos convencionais, é legal conhecer a parte da cidade que não é “tão turística”, que fica depois de Rocky Cay. Fomos até a parte mais periférica e chegamos a comer canjica e pudim de pão em San Andrés. 

Seguros Promo

Praia de Spratt Bight (Peatonal)

A água é de um azul tão lindo que merece um mergulho. Depois, aproveite que a ilha não tem imposto e vá às compras.

Dica: Bebidas alcoólicas e produtos de beleza tem um ótimo preço em San Andrés.

Peatonal em San Andrés, Colômbia

Pacote Vips (Johnny Cay, Acuario, Haynes Cay e Manglares)

Ele sai às 9h do porto e volta somente às 17h. Nós fizemos todos esses lugares em um só dia, mas existe a opção de fazer separadamente. Nós gostamos de fazer tudo junto, pois o tempo de parada em cada lugar foi suficiente para curtir e saiu mais barato do que fazer o passeio desmembrado.

A primeira parada é Johnny Cay. Depois, pegamos o barco e fomos para o Acuario e Haynes Cay. Não há muita separação entre o Acuario e Haynes Cay, dá para ir andando de um para outro com a água na cintura (eu tenho 1,63 para termos um parâmetro). Levem o snorkel porque dá para ver um monte de peixinho e estrela do mar.

Além disso, lá você também pode ver as arraias. Existem filas para tira foto e tocar nas bichinhas. Depois fomos ao manglares (mangue). Nele, a gente só passa de barco enquanto um guia explica um pouco sobre a vegetação.

Parasail

É maravilhoso ver as 7 cores do mar lá de cima. O tempo que você fica no ar é aproximadamente 30 minutos. O passeio ocupa uma manhã inteira, pois para fazer essa atividade você precisa pegar um barco e ir para o meio do mar. E, além disso, existem outras pessoas que farão o passeio também. Você tem que esperar os 30 minutos de todas elas (lembrando que vai de 2 em 2, pois existem 2 “cadeirinhas”).

OBS: O parasail só funciona quando tem vento! Então, já vai mentalizando muitos ventos para o período que você for hahaha

Jet ski

Na orla da peatonal, existem inúmeros vendedores que te param querendo vender passeios, inclusive o de jetski. Te entregam o jetski na praia mesmo e você pode ir para onde quiser, exceto a parte que tem banhistas por motivos óbvios.

Eles dão 5 à 10 minutos de instrução e depois dali você se vira. Não pedem carteira, nem perguntam se você sabe. Mas lembre-se que a sua vida e de outras pessoas estão em risco caso você cometa algum deslize. 

O preço vai aumentando de acordo com a quantidade de minutos, mas se tem uma dica boa é: BARGANHE, eles sempre dão descontos.

Quer saber qual a documentação necessária para a viagem? Clique aqui!

Mergulho com cilindro

Antes de ir  mergulhar no mar, eles dão algumas instruções numa salinha e treinam na piscina. As instruções são em espanhol, mas prestando atenção dá para entender. O mergulho dura uns 30 à 40 minutos, mas com todo o treinamento acaba gastando a manhã inteira.

O mergulho que fizemos em San Andrés foi o melhor que já fizemos até hoje. Motivos?

  • A água é límpida, dá para ver com nitidez toda vida marinha (que é riquíssima)
  • A água é morninha. Você não precisa colocar aquelas roupas de mergulho de lycra. Eu mergulhei até de biquíni e em nenhum momento senti frio.

Normalmente, em mergulhos de batismo, o instrutor  não deixa você se movimentar muito, vai literalmente agarrado. Porém, lá isso não acontece. A instrutora liderou o grupo, mas não segurou ninguém. Sinceramente, eu prefiro essa liberdade.

 OBS: Não colocamos Cayo Bolívar, pois quando fomos estava temporariamente fechado para visitações. Não deixe de colocar esse lugar MARAVILHOSO no seu roteiro!

Dica: Sei que existem pessoas que preferem ir com os passeios comprados desde o Brasil, por isso indico essas duas empresas: Civitatis  e GetYourGuide.

O que fazer à noite?

Noche Blanca

Gente, que noite! A festa acontece num barco que sai pelo mar com  muita música e dança. Nós amamos! O passeio começava 20h e terminava  2h da manhã.

Dica: Vá vestido de branco (por isso o nome noche BLANCA). Nós não sabíamos e fomos os “diferentões” da festa. Mas a nossa noite continuou sendo incrível! As bebidas são liberadas (alcoólicas e não alcoólicas) e é servido um jantar. 

OBS: A noche blanca não acontece todos os dias, somente terça, quarta e sábado.

Coco Loco

A boate é cheia de brasileiro e toca música maneira. Dizem que é bem legal lá dentro, mas que as bebidas são bem mais caras do que se compradas fora da boate. Prepare-se para dançar muita salsa e reggaeton. 

OBS: O Coco Loco não abre todos os dias. Abre quinta, sexta e sábado

Bares da Peatonal 

Existem alguns bares na parte central de San Andrés. Recomendo um que é bem no final da rua principal, próximo ao Coco loco.

Como fizemos muitos amigos colombianos, ficamos a maioria das noites em barzinhos com eles. Nós viramos inúmeras noites, conversando e rindo bastante. 

Dica: Em San Andrés, não pode consumir bebida alcoólica na rua! Sim, é isso mesmo que você leu: é proibido qualquer tipo de bebida alcoólica na rua, sob pena de multa. Para tomar sua cervejinha sem ser incomodado, você precisa estar em um bar.

Seguro viagem geral 728x90

Boate Ecstasy 

Fica no Hotel Sol Caribe, na parte central de San Andrés. Toca os mesmo ritmos que o Coco Loco, mas não é tão famoso. Só funciona aos final de semana.